Cotidiano

Lago recebe água de poço para não secar

Segundo o administrador do local, população poderá usufruir da atração até o fim do próximo mês

A forte estiagem vem castigando uma das principais atrações do Parque Anauá, o Lago dos Americanos, que quase secou com a falta de chuva. Há anos abandonado e sem receber manutenção, a falta d’água no local evidenciou o acumulo de lixo e sujeira, o que afastou muitos frequentadores que costumavam tomar banho por ali.
O problema, no entanto, deve ser resolvido até o fim do próximo mês. Segundo o administrador do parque, Osmar Cremonese, o lugar está recebendo água por meio de poços artesianos que estavam desativados e foram restaurados a fim de evitar que o lago se secasse de vez. “Existe um processo natural que acontece quando há período de estiagem. As águas baixaram muito, mas reativamos os poços artesianos que já existiam ao redor do lago e, com isso, tentamos manter as vidas aquáticas que já existiam”, afirmou.
Além do processo de enchimento, o administrador anunciou que o lago deve voltar a ter condições de receber os banhistas e o restante da população que quiser frequentar o espaço. “Depois de recuperá-lo, a intenção será aumentar e fazer a limpeza no fundo para retirar os detritos. Isso está sendo feito de forma manual, com todo o lixo sendo retirado e sendo ciscado”, disse.
Perguntado sobre a possibilidade de algo mais a ser feito além da limpeza manual, Cremonese disse não haver necessidade, pois os problemas estão sendo resolvidos. “Não podemos encher de máquinas aqui e colocar areia. O lixo é do cotidiano, das pessoas que visitam, então os detritos não vão criar problema. Além disso, a água que está sendo colocada é limpa, vem de poços artesianos. Então, assim que voltar a encher, as pessoas vão poder tomar banho”.
Ele explicou que devido ao forte período de estiagem, os animais do lago (peixes e tartarugas) foram retirados e transferidos para um reservatório de água seguro. “Após estar cheio e limpo, vamos colocar as plantas aquáticas que existiam e que não existem mais pelo fato da seca”, explicou.
De acordo com o administrador, o processo de revitalização do lago deve ser concluído em 30 dias. “Pela vazão da água que temos hoje, em no máximo 30 dias será possível utilizar o lugar para banho e outras opções de lazer”, informou.
CAER – Em entrevista à Folha, o presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), Danque Esbell, disse que a revitalização do Lago dos Americanos está sendo feita junto à Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed), com os próprios recursos do órgão. “Colocamos bombas e materiais novos em quatro poços artesianos no lugar dos que estavam danificados. Sobre a questão dos recursos, estamos utilizando apenas aquilo que já tínhamos no estoque”, frisou.
Segundo ele, após a conclusão do processo de revitalização, a água do lago passará por análises para que seja testada a qualidade. “Serão feitas análises químicas e bacteriológicas para ver se realmente vai oferecer condições e possibilidade de ser utilizado para banho”. (L.G.C)