Cotidiano

Lançada campanha de vacinação contra gripe

Vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde para idosos, crianças até 5 anos, gestantes, mãe com recém-nascidos e presos

A campanha estadual de combate ao vírus Influenza foi lançado na manhã de ontem. A ação faz parte das atividades da 17ª campanha de vacinação contra a gripe, realizada anualmente em todo o país pelo Ministério da Saúde (MS). “Estamos dando o pontapé inicial da campanha vacinando um dos nossos públicos-alvos, que são os idosos acima de 60 anos. Em parceria com a Setrabes [Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social, iniciamos as ações pelo pessoal assistido pela Rede Cidadania Melhor Idade”, afirmou a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Francisca Sena.
Ela ressaltou que existem outros alvos que a campanha pretende atingir, como os profissionais da saúde, crianças com idade entre 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e pessoas privadas de liberdade. De acordo com o MS, foram disponibilizadas 159 mil doses da vacina. A meta é vacinar mais de 127, 6 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário da campanha. Em todo o país, 49,7 milhões deverão ser vacinadas.
“Nós estamos trabalhando em parceira com todos os postos municipais, tanto da Capital quanto interior, justamente para alcançar a meta que o Governo Federal determinou, que é de 80%. Todas as pessoas que estão inseridas no público prioritário devem procurar o posto de saúde mais próximo até o dia 22.  As vacinas já foram distribuídas para os 15 municípios. Então é importante que as pessoas procurem se imunizar”, destacou.
Sobre a logística de atendimento nas vicinais e comunidades indígenas, a gerente do PNI explicou que cada município definiu esquemas de atendimento às localidades mais afastadas das sedes. “Todos os municipais fazem esse gerenciamento de ações. O governo procura dar todo o suporte necessário, mas, pelo que foi acordado, haverá a presença da vacina nas unidades estáticas e nas móveis. Significa que essas populações não deixarão de ser assistidas pela campanha. Em relação às comunidades indígenas, essas ficarão a cargo da Secretaria Especial de Saúde Indígena, que ficará responsável por imunizar essa população no Estado”, salientou.
CAMPANHA – Além do período regular, haverá ainda a realização do Dia D de combate. A ação ocorrerá no sábado, 09, em todos os postos de saúde do país. Para o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Paulo Linhares, a população tem o dever de colaborar com mais essa ação.
Para a aposentada Maria Ester Siqueira, 73 anos, a vacina é a única forma de manter a população livre dos riscos da Influenza.“Todos os anos eu tomo a vacina e acho que todos deveriam se imunizar. Tem gente que se esconde para não tomar a vacina, mas é importante que as pessoas percam o medo e passem a colocar a saúde em primeiro lugar”, disse.
“Na verdade, essa é mais uma campanha de extrema relevância para a população, já que uma das maiores causas de ausência do trabalho é a gripe. Ela é causada pelo vírus da Influenza, então o Ministério da Saúde sempre disponibiliza a vacina, o governo faz o repasse aos municípios e este faz a distribuição às unidades de saúde e unidades hospitalares. Então a gente pede que a população faça a sua parte, para que as mesmas possam se imunizar”, frisou Linhares. (M.L)