Cotidiano

Lanchonete é parada obrigatória na BR-174, em Iracema

O Ponto do Pão de Queijo existe há mais de 20 anos, e virou um dos locais prediletos por motociclistas que passam pelo município

A BR-174 é recheada de histórias e também de opções de lanchonete. Uma delas, em Iracema, é parada obrigatória para quem viaja de Boa Vista a Manaus, ou com destino aos municípios do Sul do Estado.

O Ponto do Pão de Queijo existe há mais de 20 anos, e virou um dos locais prediletos por motociclistas e tem clientes fiéis, como o motorista de van, Raimundo Nonato Oliveira Carvalho, o Japão, de 56 anos. Morador de Boa Vista, ele viaja diariamente a Rorainópolis.


No local, um espaço é destinado para adesivos de anúncios diversos (Foto: Lucas Luckezie)

“A primeira van que parou no lanche, quando foi fundado, foi a minha”, disse Carvalho. “É o melhor lanche. O preço é bom. E aqui, a gente senta com todo mundo, sem precisar se conhecer”, contou.

E não é só ele que fala isso. “O lanche daqui é muito gostoso. Aqui eu como mais tapioca, pão de queijo com carne de sol. E o preço é bom”, declarou Keith Souza da Silva, 34, moradora de Rorainópolis que estava de passagem pelo local.

A gerente do estabelecimento, Eliane do Nascimento Oliveira, 46, conta que o maior movimento de pessoas no local é de 7h30 a 8h de segunda a sábado, horário em que os motoristas e passageiros de ônibus interestaduais e de vans intermunicipais param para lanchar. Os clientes chegam a ocupar todas as mesas e até o balcão da lanchonete.

Mas nem sempre foi assim. “No começo da pandemia, fechamos por uma semana, mas quando falaram que podíamos funcionar sem mesas, no sistema de pegar e ir embora, reabrimos”, lembrou Oliveira, a funcionária mais antiga do estabelecimento.

Antes de 2016, quando passou a gerir o local, Eliane do Nascimento trabalhava como auxiliar de serviços gerais em um posto de saúde de Iracema. Mas hoje, ajuda no sustento do marido, da filha e do neto, com o que ganha do Ponto do Pão de Queijo. O estabelecimento emprega, ainda, outros 15 funcionários, entre eles, familiares do proprietário.