Cotidiano

Laudo técnico deve apontar se incêndio foi criminoso

Segundo o Corpo de Bombeiros, a causas do incêndio devem ser apontadas por meio de laudo técnico

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) informou que foi acionado para atender a ocorrência de incêndio no prédio do Distrito Sanitário Especial Indígena (SESA)  por volta das 03h45 de hoje (21) e que as chamas foram controladas por volta das 04hs  e contidas unicamente na edificação da SESAI.

Apesar da propagação de fumaça, não houve feridos em decorrência do sinistro e duas quadras foram isoladas além das residências adjacentes a edificação terem sido evacuadas, fins de evitar um dano maior caso a estrutura venha colapsar.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a causas do incêndio devem ser apontadas por meio de laudo técnico e os peritos já se encontram no local realizando a devida avaliação. A perícia técnica pode ficar pronta em até trinta dias após a avaliação.

Devido à grande carga de material combustível no estabelecimento as chamas foram controladas e as atividades de resfriamento e rescaldo permanecem, tendo em vista que o prédio apresenta danos estruturais em decorrência da temperatura das chamas.

“As guarnições de bombeiros chegaram ao local da ocorrência com três minutos de resposta à solicitação e o trem de socorro, como é conhecido o comboio de viaturas composta pelo Caminhão de Combate a Incêndio (CCI), o Resgate Urbano a Acidentados (RUA), a Viatura da Companhia de Busca e Salvamento e a caminhonete do Oficial Comandante do Socorro fizeram o isolamento do local e realizaram o combate às chamas para evitar que o sinistro se propagasse para outras edificações” relatou.

A Eletrobrás, empresa responsável em efetuar o desligamento da rede elétrica foi acionada e realizou o desligamento do fornecimento de energia do estabelecimento.

As equipes de bombeiros permanecem no local até que seja realizado o rescaldo total da área atingida e enquanto permanecer a avaliação pericial do prédio. O CBMRR informa ainda que não há como precisar a estimativa dos dados e que a Secretaria responsável pela edificação pode detalhar o prejuízo decorrente do sinistro.

As guarnições de combate a incêndio permanecer com revezamento dos bombeiros do serviço diário e em condições de pronto emprego, 24hs por dia.

Foi utilizado um caminhão pipa de 20 mil litros d’água, para realizar o abastecimento dos Caminhoes de Combate a Incêndio  por meio da existência de termo de cooperação técnica celebrado entre o CBMRR e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).