Cotidiano

Lei permite ecobarragem para conter lixo em rios e igarapés de Boa Vista

Barragem de lixo pretende deter o avanço de resíduos flutuantes descartados inadequadamente na rede hidrográfica da capital de Roraima

O Diário Oficial do Município de Boa Vista publicou nesta segunda-feira (10) a lei que permite a instalação de sistema de ecobarreiras em igarapés, canais e rios da capital de Roraima. A matéria foi promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Genilson Costa (Solidariedade). Procurada, a Prefeitura ainda não detalhou como vai cumprir a nova legislação.

Conforme a lei, a barragem de lixo pretende deter o avanço de resíduos flutuantes descartados inadequadamente na rede hidrográfica de Boa Vista.

As ecobarreiras são estruturas flutuantes, como garrafas PET e bombonas plásticas, instaladas transversalmente nas calhas de cursos d’água, em trechos próximos à foz, para retenção do lixo. Caberá à Prefeitura de Boa Vista a definição das áreas e locais onde serão instaladas as ecobarreiras.

O Poder Executivo municipal ainda poderá celebrar convênios com universidades, escolas, organizações não-governamentais, associações, cooperativas e instituições públicas e privadas para realizar estudos científicos, instalações e manutenção das estruturas flutuantes, bem como coleta, triagem e encaminhamento para reciclagem do lixo retido.