No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, nesta quinta-feira, dia 3, o Governo do Estado inicia a 1ª Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, a partir das 10h, no auditório do Corpo de Bombeiros, com a presença governadora Suely Campos e autoridades convidadas. Durante a solenidade, será assinada a lei que cria o Fundo Estadual para Pessoa com Deficiência.
A conferência é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (Coede), e será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, no auditório do Corpo de Bombeiros de Roraima.
São esperadas aproximadamente 200 pessoas, sendo 30 delegados dos municípios do Estado, representantes de entidades não governamentais e membros da sociedade civil organizada.
PROGRAMAÇÃO
O primeiro dia da conferência terá ainda apresentação cultural com o grupo de Ballet da Rede Cidadania Atenção Especial e a palestra magna sobre o tema da conferência “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”, ministrada pelo juiz Rodrigo Furlan e pela pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Maria das Graças Santos.
Os trabalhos continuam à tarde, a partir das 14 horas, com a discussão e aprovação do regimento interno e o início dos debates dos eixos temáticos, voltados para gênero e deficiência; órgãos gestores e instâncias de participação social; e a interação entre os poderes.
No último dia, as atividades iniciam às 8 horas, com a apresentação do coral Visão da Arte da Advirr e, em seguida, continuam as discussões dos eixos temáticos. À tarde, a partir das 14 horas serão exibidas, votadas e aprovadas as 15 diretrizes que serão apresentadas na IV Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que acontece de 25 a 27 de abril de 2016, em Brasília.
Com informações da Secom