O estado de Roraima registrou queda de 21% nos crimes violentos letais intencionais entre os meses de janeiro e dezembro de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019. A redução engloba as vítimas de homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte. Foram registradas 157 vítimas nos 12 meses de 2020 e 199 em 2019.
Os dados constam de levantamento divulgado pela Polícia Militar de Roraima, considerando os registros de ocorrência lavrados pela PM.
Quando comparados a 2018, a redução é ainda maior, chegando a 52%.
O governador Antonio Denarium explicou que a manutenção na redução dos casos é fruto do investimento feito pelo governo de Roraima na segurança pública.
“A estabilização do sistema prisional e o investimento que fazemos na manutenção das estruturas de segurança pública é que fazem com que hoje tenhamos esses índices reduzimos”, disse.
O comandante da Polícia Militar coronel Francisco Xavier explicou que o estado de Roraima consegue manter a redução há 2 anos seguidos.
“A Polícia Militar tem colocado seu policiamento a partir do que detectamos no mapa térmico. Onde percebemos maior incidência de crimes fazemos o policiamento preventivo e estamos investindo mais no corredor comercial e bancário por isso a grande redução de furtos e roubos aferido pelo Centro de Operações”, afirmou.