Cotidiano

Liderança indígena Macuxi participa de seminário internacional

Evento debaterá incêndios florestais e as violações de direitos dos povos e comunidades tradicionais

Nos dias 30 e 31 de maio, a partir de 13h (horário de Brasília), ocorre o II Seminário Internacional da Articulação Agro é Fogo, de forma virtual pelo Zoom com inscrição prévia.

A proposta é expor e debater a conjuntura nacional e internacional a respeito do combate aos incêndios, desmatamento, grilagem de terras, das estratégias entre comunidades e organizações, além de refletir sobre o acordo da União Europeia e Mercosul e seus impactos na América Latina. O evento será traduzido simultaneamente para o espanhol e inglês.

O seminário contará com especialistas e representantes de comunidades, que pontuarão os desafios e estratégias de enfretamento às ameaças dos povos das florestas, dos campos e das águas frente a violação de seus direitos.

Participará do debate o líder indígena Macuxi e coordenador do Conselho Indigenista (CIMI) Jabson Nagelo da Silva, e representantes de instituições e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Ao final, do evento será feita uma carta-denúncia com todas as informações apresentadas pelos participantes.

A Articulação Agro é Fogo é composta por mais de 30 entidades que se organizam para denunciar a violação de direitos humanos dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Amazônia, Cerrado e Pantanal do Brasil, decorrente de incêndios florestais criminosos e intenso desmatamento nos referidos biomas.

Link de para inscrição: Link

Fonte: Approach Comunicação