Cotidiano

Linhão de Guri é desligado sem aviso e termoelétricas falham

Segundo a Eletrobras, desligamento do linhão de Guri não foi programado com a Venezuela

O sábado da maioria da população de Roraima, da Capital e interior, foi de muito transtorno e sofrimento por causa de um apagão surpresa que demorou mais de 2 horas durante a noite deste sábado, 16.

Em nota divulgada para a imprensa, a Eletrobras Distribuição Roraima informou que “as 18h34 houve desligamento da interligação Brasil/Venezuela causando desligamento geral em Roraima”.

A nota não explica de forma clara, mas subentende-se que o parque termelétrico roraimense, instalado justamente para suprir a demanda do Estado em caso de a Venezuela não poder mais fornecer energia não está atendendo as expectativas.

A Usina Termelétrica de Monte Cristo, localizada no trecho norte da BR-174, na zona rural de Boa Vista, apresentou falhas, o que provocou o blecaute e, na sequência, ocorreram “problemas para recomposição do sistema”.

Em outras palavras, isso significa que os geradores movidos a diesel, instalados no Estado, não conseguiram manter o abastecimento.

A população não conseguiu explicações pelo telefone 0800 disponibilizado ao público. A Folha ligou para confirmar a reclamação e também não conseguiu falar com o serviço de atendimento ao público. As ligações não foram atendidas.

ÁGUA

A falta de energia ocasionou também falta de água. A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) informou que houve queda geral de tensão, comprometendo o abastecimento de água, pois o bombeamento de água foi afetado.

“Paulatinamente, a distribuição está sendo restabelecida. Neste momento, técnicos da Companhia estão executando manobras para recolocar o sistema de distribuição em funcionamento”.

EXPLICAÇÃO

Na nota enviada à imprensa, a Eletrobras Distribuição Roraima, responsável pelo abastecimento de energia elétrica no Estado, informou que a interrupção da interligação do linhão de Guri, entre o Brasil e a Venezuela, não havia sido programada pela Eletronorte e que houve problemas para a recomposição do sistema.

Segundo a nota, houve bloqueio de equipamentos na Subestação Boa Vista da Eletronorte que impediram a recomposição imediata.

“As equipes de manutenção da Eletronorte foram acionadas para permitir a recomposição. Houve falha na UTE Monte Cristo impedindo a recomposição pelo parque termelétrico. A reenergização das cargas foi concluída às 21:15. Todos os eventos ocorridos estão sendo analisados detalhadamente para identificação das causas e o devido tratamento”, concluiu a nota.