Com o objetivo de reforçar políticas públicas e alternativas satisfatórias em defesa das vidas de mulheres que sofrem com ataques, desrespeito e violação aos seus direitos, será lançado nesta segunda-feira, 30, o livro “Feminismo na Amazônia: violência doméstica, educação ambiental e políticas públicas”. O evento será aberto ao público e ocorrerá no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE), às 9h. Os interessados devem confirmar a participação através dos números para contato 98115-7646 / 99151-0509.
A obra foi organizada pela doutoranda em Ciência da Educação pela UNIT Brasil, Aline Pedraça; pesquisador e doutorando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, Shigeaki Paixão; e pelo docente do Magistério Superior no Curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena e do Programa de Pós-graduação Antropologia Social UFRR, Marcos Antonio Braga (in memorian).
A coletânea retrata o atendimento de proteção da mulher por meio de pesquisas ao atendimento continuado da Rede de Proteção e desenvolvimento dos diálogos setoriais para a defesa das políticas públicas educacionais, de assistência social, de segurança pública e todas as medidas preventivas voltadas à sensibilização da sociedade.
Para a autora, Aline dos Santos Pedraça, as situações de violência contra a mulher são assoladoras na sociedade. “Precisamos fortalecer a rede de informação para o enfrentamento à violência doméstica e feminicídio, além de consolidar ferramentas para a Rede de Proteção viabilizar com eficácia o atendimento às vítimas”.
Aline destacou ainda que, a sociedade tem papel fundamental para a mudança do atual cenário de violência contra a mulher no estado. “A percepção da Defensoria Pública de Roraima em reunir todos os mecanismos, que conduzam ao diálogo interdisciplinar e multidisciplinar, evocam a sociedade para a tomada de consciência e permite a sensibilização de todos, assumindo compromissos sociais conjuntos e permitindo ações estruturantes enérgicas em favor de relações equânimes, buscando-se a equidade e justiça social”, complementou a doutoranda.
O pesquisador e um dos autores, Shigeaki Paixão, explica sua motivação literária: “A Amazônia é um ambiente que ainda guarda mistérios e tabus. E quando se trata da mulher, do ser feminino, persistem rótulos e silenciamentos. É só através da educação e das discussões sobre as questões de gênero que vamos modificar essa realidade, validando e efetivando o poder feminino na construção de uma sociedade mais consciente”, disse.
O defensor público-geral do estado, Stélio Dener, ressaltou que será a oportunidade das pessoas conhecerem os trabalhos que são desenvolvidos na Rede de proteção, como por exemplo a Defensoria Especializada em Promoção e Defesa dos Direitos da mulher.
“Nós, da Defensoria Pública, apoiamos todas as ações que envolvem a defesa e a promoção dos direitos das mulheres que passam por violência doméstica, bem como políticas públicas voltadas aos direitos feminino. Toda ação de visibilidade aos direitos das mulheres é fundamental para o combate à violência”, argumentou Dener.
PROGRAMAÇÃO- A pajé Vanda Domingos Macuxi abrirá a programação com a mística de pajelança Maruai. Na programação cultural de lançamento terá apresentação de violino, flauta e ballet clássico. Além disso, haverá exposição de artes coletivas de artistas plásticas roraimenses e artesanatos indígenas à venda.