Cotidiano

Lixão a céu aberto estaria incomodando moradores de município

Lixão estaria causando transtorno aos moradores da região, inclusive tinha a presença de urubus, ratos e moscas, além do mau cheiro

Um lixão a céu aberto na Vicinal 01 – Km 04, no município de Rorainópolis, estaria causando transtorno aos moradores da região, devido ao excesso de entulhos que tem atraído urubus, ratos e moscas, além do mau cheiro. Desde 2018, a população da região vem fazendo denúncias, mas o problema persiste.

Um dos moradores, que preferiu não se identificar, entrou em contato com a reportagem alegando que os entulhos estão começando a interditar a via e que o chorume produzido pelo excesso de lixo estaria descendo para o igarapé da região, que fica a 80 metros de distância.

“Tem muitos animais mortos aqui. Tem urubus, moscas, sem contar que para quem vive próximo passa mal com o cheiro ou pode acabar pegando alguma doença”, afirmou o morador.

Prefeitura de Rorainópolis começou a fazer a limpeza do local (Foto: Ascom/Prefeitura de Rorainópolis)

Além disso, ele afirma ainda que o aterro sanitário acaba trazendo riscos aos criadores locais, podendo trazer doenças aos rebanhos. “Os criadores de gado tem que ter o cuidado redobrado para controlar as doenças que agora tem mais chances de atingir a criação como a aftosa e a brucelose”, disse o morador.

“Até para as pessoas passam por aquela vicinal isso é prejudicial. Por isso tentamos conversar com o pessoal da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), mas não tivemos retorno. É um descaso com a população”, completou.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Rorainópolis, por meio das secretárias de Urbanismo e Obras, afirma que iniciou os trabalhos de limpeza no local.