As famílias que possuem algum membro diagnosticado com a covid-19 devem dobrar os cuidados com o preparo do lixo de sua residência para o serviço de coleta.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes (Conascon), recomenda a população que os itens utilizados e descartados por pessoas diagnosticadas com a doença sejam guardados e armazenados a parte.
O procurador-geral da Conascon em Boa Vista, Alexandre Grossi de Almeida, pontua que a preocupação é devido ao alto número de funcionários contaminados.
“Nós pedimos à população que identifique os sacos que contenham lixo de pessoas contaminadas, com uma fita vermelha, por exemplo, para preservação da vida dos nossos trabalhadores”, diz Grossi.
Ainda segundo o procurador, apesar de os funcionários de coleta utilizarem equipamentos de proteção individual (EPIs) e serem submetidos a testes clínicos que identificam sinais da covid-19 antes de iniciarem os serviços, considera os cuidados na separação do lixo a melhor forma de proteger o funcionário.