A suspensão geral das atividades, também conhecida como ‘lockdown’, será adotada no próximo final de semana em Boa Vista. A população deverá ficar em casa nos dias 06 e 07 de março.
A informação foi repassada pela superintendente municipal da Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 28.
Com a suspensão das atividades, serão mantidas apenas os serviços emergenciais. “Nós teremos um lockdown geral, é isso mesmo. Nos dias 06 e 07 de março, o que a gente quer é que todos fiquem em suas residências. Apenas vão estar liberados para funcionar o serviço de assistência a sistema de assistência à saúde, farmácias, drogarias, postos de saúde e laboratórios”, disse Francinete.
Para a superintendente, a necessidade de adoção mais drásticas é para garantir a segurança da população. “É sábado e domingo, um momento para finalmente conseguir cortar essa cadeia de transição e assim diminuir de alguma forma as taxas de óbitos e internação hospitalar”, explica.
A gestora acrescenta que se a situação não melhorar, é possível que medidas ainda mais drásticas sejam adotadas. “Estamos acompanhando a situação em várias capitais do Brasil e também do mundo todo. O nosso país ainda não tem lockdown, aqui vamos funcionar durante a semana das 08h às 20h. Dentro do que é permitido no decreto”, completa.
NOVAS REGRAS – Segundo Francinete, o novo decreto municipal adotado recentemente pela Prefeitura de Boa Vista (PMBV) é válido somente para os próximos dez dias, com a previsão de adoção de medidas mais drásticas no próximo sábado.
“Diante da situação em que estamos vivendo, a Prefeitura Municipal de Boa Vista teve que tomar essa atitude. Nos dias úteis, tudo funciona normalmente. Tudo funciona normalmente das 08h às 20h da noite, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde”, avisa.
A gestora reforça, no entanto, que somente porque o local está em funcionamento, não quer dizer que pode aglomerar. “Só porque está funcionando, não quer dizer que vai lotar. Apenas 30% da população vai poder estar em um restaurante, uma academia, uma igreja”, declarou.
DECRETO MUNICIPAL – Neste domingo, 28, o prefeito Arthur Henrique (MDB) anunciou uma nova flexibilização para o serviço de delivery e drive-thru. Agora, o seguimento poderá funcionar após as 20h nos dias úteis.
Nos dias 06 e 07, sábado e domingo, o delivery também poderá funcionar mas apenas para os produtos de: saúde (medicamentos); higiene e alimentos (produtos alimentícios e refeições). As medidas e horários deverão estar mais detalhadas no decreto 21/E, a ser publicado no Diário Oficial do Município.
Saiba como fica o funcionamento das atividades a partir desta segunda-feira, 01:
01 a 10 de março
– Das 8h ás 20h poderão funcionar supermercados, hipermercados e postos de gasolina;
– Das 9h às 20h todo comercio não citado acima;
– Das 10h às 20h shoppings centers
– Após as 20h dos dias úteis não será permitido as atividades, nem delivery e drive-thru
06 e 07 de março
– Atividades suspensas exceto delivery para os produtos de saúde (medicamentos); higiene e alimentos (produtos alimentícios e refeições)
Confira vídeo da entrevista:
Leia mais:
Prefeitura decreta fechamento de todo o comércio a partir das 20h -…
Prefeito flexibiliza o horário para delivery e drive-thru – Folha de…