Algumas lojas de móveis e eletrodomésticos da Capital iniciaram o período de promoções para queima de estoque do ano passado. Em alguns estabelecimentos comerciais, o desconto ultrapassa os 30% e, com o menor preço, as vendas aumentaram. “Esperávamos um movimento fraco porque as pessoas ainda estão voltando das férias, do interior do Estado e de suas viagens. Mas foi um dia surpreendente, pois vendemos cerca de 50% a mais do que no ano passado. Todas as compras foram à vista pelo fato de proporcionar um desconto maior aos clientes”, comentou o gerente Paulo Mesquita, que trabalha em uma loja na Avenida Major Williams, no Centro.
Segundo ele, o bom desconto impulsionou as vendas. “É importante trabalharmos com promoções de maneira geral, pois a procura é maior. Toda a nossa linha de móveis, por exemplo, está com 35% de desconto, mas só em caso de compra à vista, que facilita tanto para o cliente como para o estabelecimento. O nosso objetivo é queimar o estoque do ano passado”, comentou.
Na compra a prazo não há desconto. “Trabalhamos com outras formas de pagamento da maneira que for mais fácil para o cliente. O que queremos é que as pessoas saiam satisfeitas com a parcela. No entanto, por essa facilidade, não podemos diminuir o valor do produto”, explicou Mesquita. Em relação à linha de eletrodomésticos, o gerente informou que a loja está planejando uma estratégia para a venda dos produtos. “Estamos fazendo uma avaliação para que possamos fazer uma promoção adequada. Acredito que até a próxima semana já estaremos praticando os descontos”, afirmou.
A expectativa dos funcionários é que até meados de janeiro as vendas melhorem. “Esperamos que os clientes venham comprar, pois estamos com bons preços. Além disso, acredito que as vendas possam aumentar até o dia 15 deste mês, já que muitas pessoas ainda vão receber o seu salário”, complementou Mesquita, ao frisar que as lojas já aguardam as novas mercadorias.
Um cliente que fazia uma compra na loja aprovou a promoção. “Eu comprei um Rack para a minha sala. O preço normal é de quase R$ 700, mas como comprei à vista paguei em torno de R$ 500,00. O momento que estamos passando é difícil em relação à crise financeira, por isso temos que aproveitar estes descontos”, comentou. (B.B)