AYAN ARIEL
Editoria de Cidades
Já tradicional na rotina do povo brasileiro, a Black Friday chega a mais uma edição na última sexta-feira do mês (29). Apesar de ainda estarmos a alguns dias da ação, os lojistas já estão se preparando para ofertar descontos inéditos aos consumidores.
A Folha visitou algumas lojas da capital para conferir um pouco do que essas empresas estão preparando para as vendas nessa data e nelas já é possível encontrar a prática de preços mais acessíveis.
Uma rede de eletrônicos conhecida realizará uma programação de vendas durante toda a Black Friday, onde 100 produtos estarão recebendo ofertas, com descontos agradáveis ao cliente. “Serão ofertas bastante agressivas e tem produtos que terão até R$ 1 mil de desconto, como o PS4 Pro”, completou Aline Dinelli, diretora de marketing da franquia.
A época de vendas é bem propícia para trazer novos produtos e realizar queima de estoque dentro da rede de eletrônicos, como pontuado pela diretora de marketing. Ela também acrescentou que a cadeia de lojas buscou ouvir mais os clientes, principalmente por meio das redes sociais, para trazer o que tem sido mais demandado pelo público-alvo.
“Isso tem aumentado nossas vendas e equiparado os ganhos dessa época com os do Natal. Antes da Black Friday ser conhecida, o Natal era o período onde tínhamos mais vendas e agora está bem equilibrado”, explicou Aline.
A Folha também visitou a unidade da Avenida Jaime Brasil de uma rede nacional de eletrodomésticos, que também já está se preparando e ofertando produtos para fazer um ‘esquenta’ da Black Friday. A ação oficial da loja será no dia 29, a partir de 8h30min.
Segundo Wanderley Paungarten, gerente da loja, televisores, lavadoras, refrigerador e celular são alguns dos produtos mais procurados pelos clientes e a franquia irá trabalhar com descontos de até 70%, porém ele pontuou que nem todos os itens da loja entram na oferta.
“Estamos preparando ofertas muito boas para o pessoal de Boa Vista e aqueles que esperam o ano todo pela Black Friday podem ter certeza que a nossa loja está preparando uma ação muito boa”, concluiu o gerente.
CUIDADOS NA BLACK FRIDAY – A ansiedade do consumidor para garantir aquele produto “sonho de consumo” é grande, porém é preciso que o consumidor fique atento a certas práticas oportunistas que possam vir acontecer durante a venda. O coordenador do Procon Estadual, Lindomar Coutinho, faz alguns alertas à população.
“O que a gente quer que consumidor faça? Que ele seja um fiscal de ponta, que ele primeiramente pesquise o preço daquele produto que ele pretende comprar, para saber se aquilo realmente estará abaixo do preço no dia da promoção”, pontuou o coordenador.
Coutinho também alertou sobre as compras feitas pela internet e destacou a importância do prazo de reflexão, que é o período que o cliente tem direito caso queira cancelar a compra.
BLACK ‘FRAUDE’ – Outro ponto trazido pelo coordenador do Procon é a atenção do consumidor quanto a possíveis fraudes que venham a ser feitas, como o aumento do preço do produto às vésperas da Black Friday, para que a metade do preço estipulado – que na verdade é o preço real do produto – seja a cobrada nas promoções.
“Por isso, pedimos para que as pessoas fiquem atentas, porque sempre queremos evitar esses transtornos para o cliente. Nós do Procon estamos sempre esperando que o consumidor traga essa demanda, a fim de que tomemos as devidas providências”, finalizou Coutinho.
Para alertar a população sobre a importância com cuidados, o Procon Estadual está divulgando várias informações sobre a temática. Além disso, outras ações irão ocorrer nos principais centros comerciais de Boa Vista, a fim de fazer valer o que é estabelecido em lei e no código do consumidor.
Aquele consumidor que se sentir lesado por conta de alguma compra deve levar sua denúncia ao Procon Estadual. Para isso, o departamento trabalha de duas maneiras: pelos telefones (95) 99172-4008 e (95) 99176-0022, ou indo pessoalmente na sede do departamento, que fica no prédio da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 8120, no bairro São Vicente, zona sul da capital.