Ter um feriado durante a semana quase sempre é sinônimo de pouco movimento nas ruas da capital. Pelo fato de a maioria da população não trabalhar, ou só cumprir meio expediente, muitos aproveitam a oportunidade para descansar ou viajar. Outra parcela, no entanto, usufrui o dia de folga para adiantar algum serviço ou fazer o que não teve tempo por conta do trabalho. Pensando por esse lado, alguns comércios da capital decidiram abrir as portas.
Na Feira do Buritis, na Avenida Mário Homem de Melo, zona Oeste da capital, a maioria das lojas esteve de portas abertas durante todo o período da manhã. O mesmo foi constatado nos comércios da Avenida Jaime Brasil, no Centro. A maioria dos comerciantes informou à reportagem que o movimento de vendas foi positivo no feriado de Corpus Christi.
Para a gerente Iranilde Carvalho, responsável por uma loja situada na Feira do Buritis, o movimento em dias de feriado costuma ser maior do que em dias normais. Dessa vez não foi diferente. Para o funcionamento, ela conta com alguns servidores. “Pago hora extra e a diária prevista pelo sindicato para feriados, mas é muito tranquilo. Inclusive eles brigam entre si para querer vir”, informou.
O movimento também foi avaliado de forma positiva pelo gerente Daniel Kallerd, dono de uma loja no Centro. Enquanto a maioria das lojas estava fechada, ele contou que as vendas efetuadas compensaram. Assim como Iranilde, ele também convoca alguns funcionários para trabalhar quando decide abrir a loja em dias de feriado. “Os que trabalham no feriado pegam folga em outro dia”, disse.
Quem também registrou boas vendas no Centro foi Geisiane Silva, responsável pela loja na ausência dos proprietários. Durante a manhã, o movimento foi normal, chegando a comparar o fluxo de pessoas e vendas a um dia comum. No local, a reportagem constatou a presença de muitos vendedores. “É o segundo feriado que eu trabalho aqui, mas é bem tranquilo. Recebemos hora extra normal”, contou.
Dos entrevistados, apenas Tatiane Sousa, responsável por uma loja na Feira dos Buritis, não considerou o movimento positivo. Para ela, o caso é atribuído ao fato de se tratar de um feriado prolongado. “O movimento já não tá bom. Num feriado prolongado então, muitos aproveitam para viajar ou ir para o interior”, disse. Ainda assim, ela pontuou que os servidores recebem a diária prevista pelo trabalho no feriado. (A.G.G)
Mesmo com feriado, movimento é fraco em balneário
Quem mora em Boa Vista sabe que durante o inverno as chuvas são inconstantes. Na manhã desta quinta-feira, 31, por exemplo, o feriado de Corpus Christi foi marcado por um forte sol. Neste caso, uma das opções de lazer é curtir uma praia ou balneário. Com a cheia do Rio Branco, no entanto, não há praias visíveis para uso da população.
Em busca de balneários, a reportagem se dirigiu ao Aracati, localizado na BR-401, próximo a entrada para o Cantá, município localizado a cerca de 30 quilômetros da capital, região Centro-Leste do Estado, mas se deparou com o lugar vazio.
O gerente, Eduardo Reis, não se mostrou surpreso e explicou que o movimento maior acontece aos finais de semana, principalmente no domingo. “O feriado prolongado dá a oportunidade de a população ir para sítios ou pro interior. Aqui eles buscam mais no final de semana, quando estão voltando. Espero que no domingo o movimento seja diferente, inclusive”, pontuou. (A.G.G)