Lojistas e artesãos do Centro de Artesanato da praça Fabio Paracat, no bairro São Francisco, zona Norte de Boa Vista, e entraram em contato com a Folha BV para denunciar sobre uma série de furtos de fios e equipamentos elétriocs que vem ocorrendo no local e, segundo eles, nada foi feito desde então. O local é de gestão municipal.
A lojista Rosângela Gomes contou á reportagem que na madrugada de domingo (14)`para segunda-feira (15), onde os criminosos levaram parte da central de ar e da fiação elétrica. Eles contam que já foram feitas várias denúncias para a Secretária de Cultura, responsável pelo centro de artesanato, e nada foi feito.
“Esses furtos de fios elétricos já vêm ocorrendo desde o ano passado. Só a minha loja foi roubada três vezes e em janeiro já é a segunda vez que furtam por aqui. Fiz o boletim de ocorrência e fui na Secretaria de Cultura. Eles estão sabendo disso, mas desde então não fizeram nada”, conta Rosângela.
Ela conta ainda que não costuma ver a Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista realizando rondas pela região e que outros comerciantes próximos à Praça Fábio Rodrigues Paracat também reclamam da insegurança e da ausência da GCM. No Centro de Artesanato, as lojistas contam que sempre teve três vigias no local, mas depois da pandemia, o vigia foi mandado ao centro por poucas vezes.
“Estamos vulneráveis. Nunca vi a Guarda Municipal fazendo ronda por aqui. Não sei se els fazem rondas em outros horários mas o que a gente sente é no outro dia”,
Em nota, a Guarda Civil Municipal informou que desenvolve ações de fiscalização em todas as praças da cidade e, no período noturno, realiza patrulhamento ostensivo e preventivo nesses locais para tentar coibir atos criminosos, a exemplo de furtos. A ocorrência citada não foi registrada pelos agentes, mas a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) garante que as rondas no local serão reforçadas.