
Fantasias de plaquinhas com frases já não são novidades em época de carnaval. Mas, em tempos de memes famosos e músicas virais, plaquinhas e tiaras feitas de forma artesanal tomam conta das lojas de artigos carnavalescos e movimentam a economia dentro do comércio local.
“Tu xêra”, “Me mimei”, “Energia de gostosa”, “Vou te viciar” e “Me chama de cacto e me tira da seca” são alguns dos bordões que ganharam destaque dentro das opções de fantasia. Lojas em Boa Vista inovam e investem em ideias acessíveis ao público em geral.
Isabela Araújo, que trabalha há cinco anos como vendedora em uma loja de artigos de festa e fantasia, explica que a ideia surgiu a partir da observação do que mais repercutia nas redes sociais.
“Começamos com corações, estrelas e borboletas. Depois, percebemos que frases de influenciadores e trechos de músicas virais tinham grande aceitação. Assim, passamos a produzir tiaras e plaquinhas inspiradas nesses memes e músicas”, contou.
Segundo a lojista, a maioria das peças são confeccionadas dentro do estabelecimento, atendendo a procura do público, utilizando máquinas de corte para criar as placas e tiaras de forma artesanal. “Nosso foco é oferecer produtos exclusivos nesta época, alinhados às tendências do momento e da internet. A demanda tem sido alta agora mesmo antes do carnaval ter começado oficialmente. As pessoas estão buscando peças personalizadas”, Diz.
A inovação na produção desses itens reflete a capacidade dos comerciantes locais em se adaptarem às mudanças do mercado e às novas preferências do público. Em outro estabelecimento, a gerente Elane Freire, destaca a importância de ousar em opções diferentes e que auxiliem o consumidor e produtor na época.
“Algumas de nossas fantasias e decorações são vindas de fora da cidade, porém, entendemos a crescente busca pelos produtos e assim fazemos todo um orçamento pensando no lucro e oferta do cliente. Temos desde opções simples, como as tiaras e plaquinhas, até fantasias mais elaboradas. Acredito que esta época impulsiona ainda mais o comércio da cidade, ajudando desde o empresário até um simples artesão”, esclarece Elane.
Impacto na economia local
Dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estima que o Carnaval de 2025 movimente aproximadamente R$ 13,8 milhões na economia de Roraima. Segundo a Fecomércio/RR, os gastos com festas, hospedagem, alimentação e transporte deverão impulsionar o setor de serviços, representando um crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior.
Os turistas devem contribuir significativamente para esse crescimento, com bares e restaurantes liderando as receitas, seguidos pelos serviços de transporte e hospedagem, que juntos representarão 83% do total gerado pelo turismo no período carnavalesco.
“O Carnaval é uma data que estimula o comércio com um intenso fluxo de consumidores e turistas. A concentração de receitas em setores como alimentação, transporte e hospedagem mostra como o carnaval movimenta diretamente a economia local e favorece o fortalecimento do setor de serviços”, cita Ademir dos Santos, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD em Roraima.