Cotidiano

Macaco Bugio é resgatado em zona urbana no bairro Aracelis

Após ser colocado na gaiola de transporte, o macaco foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama

A Companha de Busca e Salvamento (CBS), do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) recolheu na tarde deste domingo (20), um macaco bugio.
O animal apareceu na rua Estrela Celeste, bairro Aracelis, por volta das 16 horas. Ele tinha aproximadamente 1 metro e pesava uns cinco quilos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando a equipe chegou ao local, o animal já havia sido contido em um cesto pelos moradores do local.

O animal estava desorientado e, segundo as informações repassadas pela solicitante, existe a possibilidade do animal ter pego em um fio da rede elétrica de média tensão.

Após ser colocado na gaiola de transporte, o macaco foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (CETAS) do IBAMA para os devidos cuidados e posterior soltura no meio ambiente.

CUIDADOS – O atropelamento de animais silvestres no país é a principal causa de morte de animais superando caça ilegal, desmatamento e poluição. São 15 animais mortos por segundo, ou 1,3 milhão por dia e até 475 milhões por ano, segundo projeção do CBEE (Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas), da Universidade Federal de Lavras (MG).

Os cuidados devem ser intensificados, principalmente nas estradas rurais. Manter a atenção nas vias e respeitar os limites de velocidade podem ajudar a salvar vidas de animais e pessoas que estão nos veículos.

Ao se deparar com um animal silvestre em Roraima, é necessário entrar em contato imediatamente com a Central de Emergências 193, ou com a Polícia Militar 190 para acionar a Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental).