A mãe de um paciente internado do Hospital das Clínicas (HC), localizado no Pintolândia, enviou uma denúncia à FolhaBV sobre a transferência de pessoas com Covid-19 para a unidade de saúde, sendo que o local recebe pacientes com câncer, que fazem hemodiálise, cardiopatas, deficientes, insuficiência respiratória e outras patologias. Segundo ela, a medida é um risco.
A mulher informou que acompanha o filho, que tem deficiência intelectual e múltiplas, às unidades de saúde do Estado, uma vez que ele tem regredido no tratamento e precisa de apoio médico.
O paciente aguarda por uma ressonância de crânio. Ela relatou que os pacientes internados no Hospital das Clínicas foram removidos de um lado do bloco ao outro, para que o remanejamento das pessoas com coronavírus seja efetivado.
“Eu não acho justo, veio muito dinheiro [para ser investido em leitos para pacientes com Covid-19]. Você [governador Denarium] fechou uma UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e leitos no HGR [Hospital Geral de Roraima] e agora você quer deixar as pessoas que estão no HC, vulneráveis, nesta situação, próximas aos pacientes com Covid. Tenha respeito pelas pessoas”, criticou a mulher.
Conforme relatos de pacientes que estiveram internados no HC, pessoas infectadas com o vírus foram colocadas em quartos junto com não infectadas.
“Uma senhora estava acompanhando o esposo, que é um idoso que estava com um ferimento na perna e tem diabetes, e os dois pegaram coronavírus dentro do Hospital das Clínicas, pois internaram um paciente infectado no mesmo quarto que eles. Isso é uma total falta de respeito e consideração. Eles tiveram que permanecer por mais tempo no local, devido à quarentena e o tratamento”, contou uma paciente.
O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), se pronunciou por meio de nota.
Leia na íntegra:
A Secretaria de Saúde informa que está realizando mudanças no fluxo de atendimento das Unidades que integram a rede estadual realizando o remanejamento de alguns pacientes, dentro da rede SUS, mas reforça eu não haverá prejuízo aos pacientes uma vez que a mudança será feita de forma organizada e segura.
A Sesau esclarece que no HGR o atendimento para pacientes com covid-19 que necessitem de acompanhamento em UTI continuará sendo prestado sem alteração, pois nenhum leito de UTI será fechado.
Ressalta que no Hospital das Clínicas serão recebidos pacientes estáveis para covid-19 e eles serão acompanhados em um Bloco específico com 12 leitos clínicos para a doença, com a devida separação e distanciamento dos demais pacientes.
A mudança se dá em virtude do atual cenário da pandemia que apresenta um espelho epidemiológico de diminuição no número de casos e óbitos por covid-19, em Roraima, e dessa forma a Secretaria de Saúde está colocando em prática mudanças no fluxo de atendimento nas unidades hospitalares da rede estadual, para garantir que todas as demandas de saúde relacionadas ou não à pandemia sejam atendidas e a população receba a assistência necessária em todas as áreas.