Cotidiano

Mãe denuncia estrutura precária de escola na Vila Equador

A Seed afirmou em nota que a Escola Estadual 1° de Maio está na lista para receber revitalização com recursos do Tesouro Estadual

A falta de manutenção na estrutura da Escola Estadual 1° de Maio causa indignação para pais e responsáveis de alunos. A escola está situada na Vila Equador, que fica a 100 km de Rorainópolis. 

Darilene Viana procurou a Folha para denunciar a precariedade da instituição nos últimos anos. Com dois filhos que estudam na escola, sendo uma no ensino médio e outro no sexto ano do ensino fundamental, Darilene teme pela segurança dos filhos. 

“A gestão faz o que pode para manter a escola, mas o risco de uma hora desabar é muito grande. Merece uma ampliação e uma estrutura escolar mesmo, pois parece mais um presídio que nem saída de emergência tem”, afirmou.


Escola fica na Vila Equador, a 100 km de Rorainópolis (Foto: Divulgação)

“Moro há 12 anos nesta comunidade e tenho trabalho e casa aqui. Às vezes penso em largar tudo para ver meus filhos em segurança onde eu fique despreocupada, mas não irei fazer isso, porque o que precisa é de pessoas corajosas que não tenha medo de expor os problemas”, disse a mãe.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Educação e Desportos (SEED) afirmou que a Escola Estadual 1° de Maio está na lista do Governo de Roraima para receber revitalização com recursos do Tesouro Estadual, mas não informou uma data para o início das obras.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Educação e Desporto informa que a Escola Estadual 1° de Maio está na lista do Governo de Roraima para receber revitalização com recursos do Tesouro Estadual.
Destaca ainda que o Governo vem atuando para transformar a realidade dos prédios escolares que ficaram há anos abandonados. Até o momento já foram reinauguradas 41 escolas em todo o Estado.

 Em Rorainópolis, o Estado já revitalizou e reinaugurou a Escola Estadual José Bonifácio na Vila Santa Maria do Boiaçu, (Região Baixo Rio Branco) em outubro de 2020 e a Escola Estadual Leopoldo Campelo, (Vila Jundiá) em julho de 2021. O investimento do Tesouro Estadual foi na ordem de R$ 820 mil reais.