Cotidiano

Mãe reclama de falta de seringas nos postos de saúde da Capital

O relato é que os materiais foram levados dos postos para serem utilizados na imunização de idosos contra o coronavírus

As unidades de saúde (UBS’s) da Capital estão sem seringas para atendimento às crianças, segundo denúncia de uma mãe usuária do sistema público de saúde. O relato é que os materiais foram levados dos postos para serem utilizados na imunização de idosos contra o coronavírus.

Em denúncia apresentada à FolhaBV nesta quarta-feira, 10, uma mãe relata que tentou vacinar seu filho de quase um ano de idade durante esta semana, porém, não conseguiu imunizar a criança. Ao procurar a UBS localizada no bairro 31 de Março, ouviu de uma funcionária que a unidade estava sem seringas por conta da vacinação dos idosos contra o covid.

“Já tem dois dias que eu vou no posto de saúde para tentar vacinar. Pedi a explicação por que é a segunda vez e uma das funcionárias disse que não está tendo seringa porque pegaram todas as seringas e levaram para o drive thru dos idosos”, disse a mãe.

A vacinação para idosos de 80 a 89 anos de idade iniciou na segunda-feira, 08, em sistema drive-thru em três pontos da cidade. Somente no primeiro dia foram vacinados mais de 500 idosos. 

A usuária da UBS reclamou ainda que a Prefeitura de Boa Vista realiza campanhas de incentivo à imunização das crianças, porém, não dispõe das ferramentas necessárias quando procurada.

“Eles estão reclamando da pouca abrangência da vacinação, sendo que eu levo a minha criança e não consigo imunizar. Imagina para quem não tem transporte. Quem tem que pegar um ônibus, um aplicativo para levar para vacinar, chegar lá e não ter vacina”, completou.

PREFEITURA – Sobre seringa na UBS 31 de março, a Prefeitura de Boa Vista informou que lamenta o ocorrido e que a unidade ficou sem seringas nesta terça-feira, 9, por volta das 11h30, porém já tinha feito a solicitação e aguardava a reposição. “Hoje a sala de vacina está funcionando normalmente. Todas as pessoas foram orientadas a retornarem hoje, sem nenhum prejuízo”, disse a PMBV.

A administração negou a informação de que as seringas foram levadas para atender pacientes contra o covid. “Esclarece ainda que as seringas não foram destinadas para vacinação contra Covid-19, pois o município recebe o quantitativo de seringas e insumos conforme o quantitativo de doses a serem administradas”, disse a nota.

Leia mais:

Inicia hoje vacinação para idosos na faixa etária acima de 80 anos -…