Cotidiano

Mães em trabalho de parto devem dar entrada no Hospital da Retaguarda

Transferência de pacientes vem ocorrendo desde as 7h da manhã

O Hospital da Retaguarda localizado na Avenida Brasil, bairro 13 de setembro será a sede do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré . Pacientes começaram a ser transferidos nesse sábado às 7 horas.

De acordo com o governador Antonio Denarium, mães em trabalho de parto já podem se dirigir ao local para dar entrada em internações.

O espaço tem oito salas de centro cirúrgico e irá atender todas as pacientes que estão internadas atualmente na maternidade.

“Serão 320 leitos para atender as mulheres que estão gestantes e esperam para ganhar os seus filhos. O Hospital da Retarguarda será o novo local da maternidade, até que se faça uma ampla e total reforma. Após essa reforma, o espaço volta a funcionar na maternidade e aqui será o espaço onde irá funcionar o Hospital de Roraima, que também será contemplado com uma reforma. É um ambiente novo, todo revitalizado, com novas salas de parto” contou.

As pacientes estão sendo transferidas em ambulâncias.

O titular da Sesau, Airton Carcavel informou que os equipamentos já começaram a ser levados, com montagem de camas e leitos e preparação de centro cirúrgico. reforçou que esse processo será feito aos poucos e com cuidado, pois envolve a transferência de pacientes.

“É um processo ordenado, simultâneo, com todo o cuidado, por que são recém nascidos, então é preciso evitar qualquer tipo de stress. É importante que as mãezinhas se direcionem já para o hospital, e caso seja necessário, paciente com acompanhamento poderão ser levadas até em casa, caso não tenham transporte” disse.

Estrutura – O novo espaço terá a mesma estrutura da atual Maternidade com a capacidade ampliada em pelo menos 30%. Contará com leitos de enfermaria, área de emergência, centro cirúrgico, ambulância, farmácia, laboratório, raio x, CME (Central de Material e Esterilização), bem como prestação de serviços e toda a estrutura necessária para que o atendimento seja realizado, garantindo segurança e qualidade à população.

O espaço terá investimento no valor de 6 milhões de reais e faz parte de uma ação de reestruturação da saúde do estado que irá revitalizar as unidades de saúde da capital e do interior. Além do espaço, logístico, as alas também irão ganhar uma decoração aconchegante.

Atualmente, Roraima registra cerca de 800 partos mensais.