Em vídeo que circula nas redes sociais, um grupo de mães de alunos da escola municipal Francivan do Nascimento Lopes, no município de Caracaraí, se reuniu em frente a instituição para pedir o retorno das aulas presenciais na escola e também denunciaram a estrutura do prédio e a falta de utensílios e bebedouros na escola para servir os alunos.
No vídeo uma das mães alega que a atitude é em prol “dos direitos dos filhos” e afirmam que não aceitam as aulas remotas e pedem o retorno de aulas presenciais, mas que antes, a prefeitura reforme a escola.
“Nós estamos aqui em frente à escola para cobrar o direito dos nossos filhos. Primeiramente, nós não aceitamos mais as quatro horas de aulas remotas, não aceitamos só apostila, queremos aulas presenciais. Mas antes disso nós pedimos que a prefeita olhasse mais pela nossa escola, ela não tem estrutura para receber nossos alunos”, disse.
Ainda na fala, ela lista alguns itens que estão em falta na instituição como: quadro, bebedouros, pratos, talheres, copos e materiais didáticos, além de citar problemas na fossa da escola.
Outra mãe critica o estado da escola para receber as crianças e cobra um posicionamento da prefeitura.
“Do que adianta começar as aulas se não tem merenda escolar? Cadê a verba destinada para a merenda? A nossa escola não está recebendo e isso é um direito do aluno”, disse.
A mãe destacou, ainda, a estrutura da escola. “Quando chove parece uma peneira, molha o material escolar dos alunos, isso é falta de uma estrutura adequada para os nossos filhos. Quando nós questionamos a Prefeitura, não nos dão um retorno e ficamos sem uma resposta”, disse revoltada.
Questionada, a prefeitura de Caracaraí se manifestou por meio da seguinte nota.
A Prefeitura municipal de Caracaraí através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos (SEMECD), vem por meio de suas atribuições legais, informar que o Município de Caracaraí, não dispõe de Recursos Federais para a reforma da Escola Municipal Francivan do Nascimento Lopes. Cabe salientar que a referida escola se encontra em perfeitas condições de uso.
Em relação aos bebedouros e quadros brancos, está em trâmite o Processo Licitatório para adquiri-los, informamos ainda, que os reparos adicionais serão feitos em tempo hábil para o início das aulas presenciais.