No mês em que se comemora o Dia Mundial da Prematuridade, mães de todo o Estado poderão participar da programação do Novembro Roxo, no Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM).
O primeiro dia de programação foi de aprendizado e comemorações para a dona-de-casa, Milena Sousa, ao levar ao filho para consulta médica. Mãe de bebê prematuro, Milena aproveitou o momento de sensibilização sobre a importância dos cuidados com a prematuridade.
“A iniciativa ajuda a gente a ter um controle maior sobre as crianças. Foi ensinado passo a passo, e o bacana da fisioterapia, é que ela nos ensina a cada movimento o que fazer. Meu bebê ficou muito tranquilo”, pondera.
De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, que integra a equipe médica do CRSM durante todo o mês, o Centro de Referência realizará uma programação especial voltada aos bebês prematuros que já são atendidos da Unidade, além dos atendimentos normais.
“Os atendimentos serão mantidos, além da programação que estaremos desenvolvendo. Os bebês prematuros são muito especiais, eles precisam desse acompanhamento da equipe multiprofissional para que possamos assegurar o crescimento e o desenvolvimento sem atrasos”, destaca a médica.
Data tenta sensibilizar sociedade e orientar mães com filhos prematuros
No dia 17 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade. A data tem como meta chamar a atenção da sociedade para a importância dos cuidados durante a gestação para a garantia da saúde para a mãe o bebê.
Segundo dados do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Nazareth (HMNSN), o nascimento de bebês prematuros subiu de 218 nos primeiros sete meses do ano passado, para 293 bebês, no mesmo período deste ano.