Cotidiano

Maior parte das obras já está concluída

Hospital das Clínicas é uma das alternativas para o desafogamento do sistema público de saúde do Estado

Um dos recursos adotados pelo Estado para desafogar o sistema de saúde em Roraima, o Hospital de Clínicas (HC), já está com 93% das obras concluídas. O investimento é de R$ 16 milhões do Governo Federal com R$ 1,6 milhão de contrapartida do Estado. A unidade está sendo construída na Avenida Nazaré Filgueiras, no bairro Pintolândia, na zona Oeste de Boa Vista, e terá 118 leitos.

O projeto de construção passou por uma reformulação em 2015 e, com isso, a proposta original de construção de dois blocos foi ampliada. Desta forma, a estrutura será finalizada com uma área física composta por três blocos, A, B e C. As mudanças foram acordadas durante reunião técnica entre representantes do Ministério da Saúde, secretários estaduais de Saúde e de Infraestrutura, e coordenadores das áreas de engenharia e planejamento da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde).

O Hospital das Clínicas é uma das principais etapas de fortalecimento na área de saúde em Roraima. A unidade vai prestar atendimento de média e alta complexidade em diversas áreas.

Conforme a nova proposta, será construído um terceiro bloco, o C, que vai conter centro cirúrgico, farmácia e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), “Esperamos, com isso, desafogar e muito a demanda no Hospital Geral de Roraima, além de oferecer uma unidade a mais na área de saúde para a população”, disse o secretário estadual de Saúde, Kalil Coelho.