FIM DE ANO

Maioria dos brasileiros vai deixar de pagar contas para comprar presentes de Natal

Ao invés de quitar suas dívidas, muita gente aproveita essa gratificação para gastar mais

Muitos presentes são trocados após as festas de fim de ano (Foto: Raisa Carvalho)
Muitos presentes são trocados após as festas de fim de ano (Foto: Raisa Carvalho)

O décimo terceiro é um direito trabalhista que concede uma renda a mais no mês do aniversário ou no final do ano. Ao invés de quitar suas dívidas, muita gente aproveita essa gratificação para gastar mais, especialmente com presentes de Natal. A perspectiva é que cerca de 15,2 milhões de brasileiros deixem as suas contas em atraso neste período de festividades.

O levantamento foi feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da empresa de pesquisa Offerwise. A informação é que de todas as pessoas que planejam comprar presentes, cerca de 30% está com alguma conta atrasada. Ou seja, muita gente vai ‘esquecer’ de pagar uma dívida para investir em presentear.

O levantamento apontou ainda que uma média de quase 70% dos entrevistados está com o nome ‘sujo’ na praça. A pesquisa foi realizada com cerca de 800 pessoas, entre homens e mulheres acima de 18 anos, no período de outubro de 2023 em todos os estados do país, incluindo Roraima. 

Brasileiros gastam mais do que podem e deixam de pagar contas essenciais

O alerta também fica para o tanto de gasto que é feito neste período. A pesquisa aponta que a maioria gasta mais do que devia nos presentes de Natal (24%) e que muita gente (10%) vai deixar de pagar alguma conta para gastar. 

As principais contas que serão deixadas de lado são internet (19%), tv por assinatura (17%), conta de água e luz (16%) e cartão de crédito (13%). 

Esse comportamento do brasileiro é recorrente, segundo aponta a pesquisa da CNDL. No ano passado, um percentual de 13% dos consumidores que realizaram compras de final de ano em 2022 deixaram uma dívida pendente Somente 5% aproveitaram o período para quitar os débitos e cerca de 8% permanecem em dívida.  O valor médio da conta atrasada é de R$ 1,5 mil.