Cotidiano

Maioria dos cursos de ensino superior de RR recebe nota 3

Avaliação do Ministério da Educação demonstrou que as melhores notas do Estado foram no conceito 4, com nenhum curso alcançando a nota máxima

Na avaliação mais recente da qualidade dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior do país, Roraima obteve uma avaliação mediana. Dos 42 cursos avaliados, 22 foram classificados no conceito 3. A avaliação faz parte do Indicador de Qualidade da Educação Superior calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado ontem, 18, pelo Ministério da Educação (MEC).

Ao todo, sete instituições de ensino superior foram avaliadas do Estado: Centro Universitário Estácio da Amazônia, Faculdade Cathedral, Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (Faceten), Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares), Instituto Federal de Roraima (IFRR), Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A avaliação levou em consideração os cursos de Bacharelado (B), Licenciatura (L) e de tecnologia em Boa Vista e em Rorainópolis, na modalidade de ensino presencial e à distância, com dados referentes ao ano de 2017.

RORAIMA – De acordo com o MEC, a nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC) é feita com base na avaliação de desempenho de estudantes (ENADE) e outros valores agregados, como o corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

No quesito do CPC, as instituições que tiveram as melhores notas, da avaliação 4, foram a Estácio, Faceten, Uerr UFRR. Da Estácio, a melhor avaliação ficou com o curso de Ciência da Computação (L) e, da Faceten, o curso de Pedagogia (L).

Na Uerr, foram os cursos de Ciências Biológicas (L) e Educação Física (L). Já na UFRR foram os cursos de Letras Português / Inglês (L), Letras Português / Espanhol (L), Ciências Biológicas (L), Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

Na faixa 3, ficaram os cursos de Pedagogia (L) da Fares; Tecnologia em Redes de Computadores, Pedagogia (L) e Sistema de Informação da Estácio; Ciências Biológicas (B) da Cathedral; Matemática (L) e Educação Física (L) do IFRR e Letras-Português (L), Química (L), Pedagogia (L), História (L), Geografia (L), Ciência da Computação (B) e Engenharia Florestal da Uerr.

Por fim, os da UFRR avaliados com nota 3 foram os cursos de Letras-Português (L), Física (L), Ciências Biológicas (B), Pedagogia (L), História (L), Geografia (L), Ciências da Computação (B) e Ciências Sociais (B).

NOTAS BAIXAS – As instituições que obtiveram as piores notas no CPC, com avaliação 2, foram o IFRR, Uerr e UFRR. Do IFRR foram os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências Biológicas (L). Da Uerr foi o curso de Filosofia (Licenciatura). Já da UFRR foram os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais (L) e Geografia (B).

Outros cinco cursos – de Matemática (B e L) presencial e de Matemática (L) à distância e de Química (L) da UFRR e o de Matemática (L) da Uerr – foram avaliados como sem conceito (SC).

Cathedral recebe melhor avaliação do IGC

Conforme o MEC, o Índice Geral de Cursos (IGC) é contabilizado utilizando a média dos CPCs do último triênio, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, além dos números de matrículas.

No quesito do IGC, quem teve a melhor avaliação foi a Faculdade Cathedral com nota 4, conseguindo manter a análise positiva pelo quinto ano consecutivo. Com nota 3 aparecem a UFRR, Estácio, Faceten, IFRR e Uerr. Somente a Fares teve avaliação 2.

Instituições consideram avaliação positiva

A maioria das instituições de Roraima considerou o resultado como positivo. A Faceten, por exemplo, informou que a avaliação demonstrou que a instituição vem melhorando suas notas a cada ano. Isso se dá em razão de que no ano de 2016 a instituição foi avaliada com o IGC 3, mas com a pontuação de 2.0902. No ano de 2017, a Faceten manteve o IGC 3, porém com a pontuação de 2.8745.

“No índice de curso a mesma obteve conceito 4, quase atingindo a nota máxima que é 5, ou seja, a Faceten continua tendo um curso com conceito elevado e de qualidade. Isso por si só já demonstra que a instituição está trabalhando continuamente e alcançando os resultados esperados de uma faculdade comprometida”, informou o diretor-presidente da Mantenedora da Faceten, Jasson Fontoura.

A Faculdade Cathedral informou que a nota 4 do IGC é reflexo dos investimentos tanto na estrutura física de sala de aula com as Clínicas Escolas de Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e o Núcleo de Prática Jurídica para as aulas práticas, como na equipe de professores e técnicos.

“Nossa prioridade sempre será os acadêmicos. Nossa missão é oferecer a eles ensino de qualidade e, mais do que formar alunos, prepará-los para o mercado de trabalho. Com o auxílio do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso, estamos sempre reformulando os métodos de ensino visando os avanços tecnológicos”, ressaltou o presidente da Instituição, Haroldo Campos.

A Uerr também acredita que a análise é fruto de um trabalho iniciado em 2015 pela Pró-Reitoria de Ensino, com a criação de planos de ação para cada curso, investimento na capacitação de professores e para os acadêmicos que realizam o Enade.

“Desde então, temos trabalhado conteúdos específicos para ajudar o aluno no seu aprendizado. Aos sábados, a UERR também oferece um aulão com o preparatório para o Enade, para as turmas que vão fazer as provas naquele ano”, informou a instituição. Com relação à nota 2, do curso de Filosofia, a Uerr afirmou que a avaliação foi mais baixa por conta do número reduzido de alunos.

O Centro Universitário Estácio da Amazônia afirmou que a nota do curso de Licenciatura em Ciência da Computação é reflexo de um trabalho da coordenação e dos professores, que mapeiam os alunos e os acompanham no decorrer de cada semestre. A instituição também informou que conta com um planejamento de melhoria das avaliações a cada ano, e uma das metas é de CPC 4 para o curso de Direito, para o próximo ano.

OUTRAS INSTITUIÇÕES – A Folha também entrou em contato com as demais instituições de ensino superior para saber detalhes sobre as notas, porém, não obteve retorno até o fechamento da matéria. Somente o IFRR informou que dará mais detalhes sobre o assunto a partir desta quarta, 19.

Mais de 10 mil cursos foram avaliados em todo o país

Ao todo, 10.570 cursos de ensino superior de graduação foram avaliados em todo o país. Destes, somente 231 (2,1%) alcançaram conceito máximo com nota 5. Ainda nas faixas mais altas, com nota 4, foram classificados 3.704 cursos (35%).

Dos mais de 10 mil analisados, 5.306 (50%) teve avaliação mediana, com nota 3. Nas faixas mais baixas, foram 932 cursos com nota 2 e 37 com conceito 1. Outros 360 ficaram sem conceito.

Foram considerados os cursos bacharelado e licenciatura de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências (da Computação, Biológicas e Sociais), Educação Física, Engenharia (Ambiental, Civil, de Alimentos, Computação, Controle e Automação, Produção, Elétrica, Florestal, Mecânica e Química), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Inglês, Português, Português e Espanhol, Português e Inglês), Matemática, Música, Pedagogia, Química e Sistema de Informação.

Também foram analisados os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Tecnologia da Informação e Rede de Computadores. (P.C.)