Outros 117 professores indígenas foram convocados nesta segunda-feira (08). Os aprovados do Concurso Público Específico e Diferenciado para a Carreira do Magistério da Educação Indígena vão atuar no ano letivo de 2023.
O concurso foi realizado em março de 2022 e ofertou mil vagas para professores indígenas. Conforme a Secretaria de Educação e Desporto (Seed), com esta terceira convocação, totalizam 776 profissionais chamados para compor o corpo docente estadual.
Atualmente a rede estadual de ensino tem 1.096 professores indígenas, sendo 954 do quadro efetivo e 119 do quadro temporário e 23 da união. Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2021, no estado existem 247 escolas indígenas e 19.007 estudantes matriculados.
“A terceira chamada será fundamental para que muitas escolas indígenas iniciem os trabalhos de 2023. Para nós e para o Estado é de suma importância”, disse o diretor do Departamento Escolar Indígena, Leonardo Pereira, ao comentar sobre o concurso específico e diferenciado ser uma demanda aguardada há 15 anos pelas lideranças indígenas.
Durante a assinatura de convocação, o governador, Antonio Denarium, informou que as disciplinas com aprovados serão chamados, além de que o processo seletivo para contratação de professores indígenas está em andamento e em breve o edital será publicado.