Mais 22 aprovados em concurso realizado em 2018 deram início aos trâmites da posse. O ato de convocação foi assinado pelo presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (PC do B), nesta segunda-feira (31), quando começa o prazo de 30 dias para entrega de documentos e perícia médica.
Os convocados irão atuar nos cargos de assistente legislativo, assessor técnico legislativo, analista de sistemas, consultor legislativo, contador e psicólogo. No ato de convocação, o presidente Soldado Sampaio pontuou as ações da ALE-RR para a valorização do servidor e destacou a importância da participação dos novos profissionais no quadro de pessoal.
“A Mesa Diretora e os demais deputados estão apoiando e valorizando o servidor efetivo desta Casa e estamos cumprindo um calendário que foi definido no início do ano, para a convocação da segunda leva dos aprovados. Tínhamos acordado que eles começariam os trabalhos no início de julho e conseguimos cumprir. Estamos muito felizes com esse momento, pois isso vai garantir mais segurança na carreira de cada um”, destacou Sampaio.
Na reunião, os aprovados no concurso receberam orientações e prazos para apresentação da documentação, perícia e demais trâmites para a nomeação. Com a convocação de 22 profissionais, o quadro de pessoal ganha reforço nas ações e dá mais celeridade e apoio aos trâmites legislativos.
Joelma Moreira, 34 anos, é uma das convocadas. Ela saiu de Entre Rios, município de Caroebe, para assumir o cargo de assistente legislativo. “É um momento de grande felicidade, de alegria e realização. Estivemos aqui pela primeira vez em fevereiro e tivemos a promessa do presidente e da Mesa Diretora desta convocação até o dia 30 de junho. Estou feliz com a promessa cumprida. Ouvimos de muita gente que não seríamos chamados, mas sempre acreditei. Espero contribuir de forma positiva na Casa”, afirmou.
Rondinelly Silva, 29 anos, também é um dos convocados ao cargo de assistente legislativo. A expectativa para assumir a vaga é muito aguardada por ele e toda família. “É muito gratificante esta convocação, para mim e minha família, pois passamos por tantos entraves e tantas dificuldades na gestão passada, que ficamos apreensivos. Com a nova gestão da Casa, nos deram prazos e todos eles estão sendo cumpridos e agora estamos aqui para somar e contribuir com nosso trabalho”, revelou.
Os deputados Coronel Chagas (PRTB), Renato Silva (Republicanos), Eder Lourinho (PTC), Evangelista Siqueira (PT), Betânia Almeida (PV), Marcelo Cabral (sem partido) e Nilton Sindpol (Patri), também participaram da cerimônia de convocação.
Coronel Chagas destacou a importância da valorização do servidor. “Sou servidor público e valorizo o papel de cada servidor na Casa. Nossa gestão é comprometida com o servidor e não poderíamos deixar de convocar mais esses aprovados”, pontuou.
O segundo vice-presidente da Casa, Renato Silva, também segue a linha da valorização do profissional. “Os servidores que atuam na ALE-RR são comprometidos e dão sempre o seu melhor. Estou muito feliz pela convocação e quero firmar meu compromisso com a valorização de cada um”, destacou.
O terceiro vice-presidente, deputado Eder Lourinho parabenizou os convocados e garantiu apoio e parceria com o quadro de efetivos. “Parabenizo a todos que se esforçaram para estar aqui neste momento. Estou aqui à disposição de cada um, pois acredito que todos podemos somar para o bem do parlamento”, afirmou.
Evangelista Siqueira é professor efetivo do estado e conhece de perto o papel que o servidor desempenha. “Fui aprovado no concurso da educação em 2003 e sei o quanto é importante esse momento. Desempenhamos um papel importante no âmbito estadual e temos muito a somar. A alegria que vocês estão sentindo agora é gratificante, pois eu sei que todos aqui se esforçaram ao máximo para que essa convocação se concretizasse”, destacou.
A deputada Betânia Almeida ressaltou a renúncia de cada um, para chegar onde estão. “Eu sei da renúncia e dedicação de cada um de vocês e agora ver esse sonho ser efetivado é muito bom. Já fui ‘concurseira’ e sei o que estão sentindo agora. Já passei por todas essas fases. Hoje o que estamos fazendo aqui é justiça por esses jovens que se dedicaram tanto”, ponderou.
O primeiro vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Cabral, enalteceu a convocação dos concursados. “Todos vocês estão de parabéns, pelo esforço, dedicação e bom senso em lutar pelos seus direitos. Estamos muito felizes com esse momento tão ímpar para cada uma de vocês e para a Casa, por fazer a coisa certa e valorizar o nosso quadro de servidores”, disse.
O corregedor, deputado Nilton Sindpol, que também é servidor efetivo do quadro do Estado, comemorou a convocação dos 22 aprovados. “Estou feliz em compartilhar com vocês esse momento tão especial. Desejo muita sorte e felicidades a todos aqui presentes e contem com a gente para o que precisar”, afirmou.