Cotidiano

Mais 300 homens do Exército fazem ações de segurança em ruas

Exército afirma que presença da frota é treinamento e prefeitura diz que pediu ajuda pra combater criminalidade

A população de Pacaraima, ao norte do Estado, teve a rotina alterada na manhã desta terça-feira quando uma ação planejada entre órgãos de segurança do Estado, Força Nacional, Exército e Prefeitura Municipal de Pacaraima iniciaram um trabalho conjunto de fiscalização na sede do município fronteiriço com a Venezuela. A Folha tentou contato com vários moradores do local, que foram surpreendidos com as ações no início da manhã desta terça-feira, 27. Um deles, em conversa com o jornal, disse que o que os moradores souberam é que uma alta autoridade venezuelana estaria tentando entrar no país e por isso o Exército foi até o local.

À Folha, o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, informou que a ação vai durar até a próxima quinta-feira e terá o emprego de aproximadamente 300 homens, com três dias de intensa fiscalização em carros que cruzam a fronteira, nos dois sentidos, e das pessoas que circulam pelas ruas da cidade.

“Já havíamos feito o pedido dessa parceria há algum tempo para o Exército fazer um trabalho mais ostensivo nas ruas e mostrar que estamos preocupados com a situação de insegurança em nossa cidade e está sendo feito agora”, disse.

A assessoria de comunicação da 1ª Brigada negou que estivesse ocorrendo uma operação na cidade e por meio de nota informou que o Exército havia iniciado um “exercício de adestramento”em Pacaraima. 

Segundo o Exército, o exercício militar é para finalizar a fase de instrução de qualificação dos soldados que prestam o serviço militar obrigatório nas unidades do Exército Brasileiro sediadas em Boa Vista.

“Este exercício militar simulado, baseado em uma situação de Garantia da Lei e da Ordem e de combate a crimes transfronteiriços, porá em prática as instruções ministradas até o momento nos aquartelamentos”, disse a nota. O Exército, no entanto, confirmou que o trabalho está sendo feito em cooperação com a Prefeitura Municipal de Pacaraima e que os militares atuarão na área urbana do município. A atividade contará com a colaboração dos órgãos de Segurança Pública de Roraima, além da Força Nacional de Segurança Pública. 

 “O Exército Brasileiro, por intermédio da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, mantém o seu compromisso com a segurança da fronteira norte de nosso país e de seus cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento nacional e para o bem estar social da população de Roraima”, finaliza a nota.

Além da fiscalização, o prefeito Juliano Torquato disse que estão sendo feitas visitas a uma área de preservação ambiental que foi invadida por populares.

“Há cerca de três anos que algumas pessoas invadiram essa área de preservação e a Prefeitura vai aproveitar a presença do Exército e junto com as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura, tentar resolver essa questão e começar a fazer o controle do local”, disse. 

Até o fechamento desta edição, Juliano Torquato não soube informar se houve prisões ou apreensões. A reportagem tentou informações com a Assessoria de Comunicação da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, mas não fomos atendidos.  (R.R)