Cotidiano

Mais 43 imigrantes são levados para Sul, Sudeste e Brasília

A Força-Tarefa já realizou 3.223 envios para 27 cidades do país

Dando continuidade às ações do 19º processo de interiorização de venezuelanos no país, as entidades de compõem a Operação Acolhida, instrumento gerenciado pela Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima, realizaram nesta sexta-feira, 30, o envio de 43 imigrantes para cidades do Sudeste, Sul e a capital do Distrito Federal.

As ações de hoje, desenvolvidas em parceria com as agências Cáritas e Missionários Sem Fronteiras, foram iniciadas ainda na madrugada. No início da manhã, os imigrantes voluntários foram levados para o Aeroporto Internacional de Boa Vista e a decolagem da aeronave C99, da Força Aérea Brasileira (FAB) foi realizada por volta das 9h.

De Boa Vista, os imigrantes fizeram a primeira parada em Brasília (DF), local de destino de 16 imigrantes. Os outros destinos incluíram Porto Alegre (RS), onde desembarcaram 16 pessoas; Foz do Iguaçu (PR), que recebe 7 venezuelanos; e São Paulo (SP), que ficará com 4 voluntários.

O processo adotado neste segundo envio da semana, segundo o departamento de Comunicação da Operação Acolhida, utiliza a modalidade de transferência para abrigos, por intermédio de agências parceiras.

De acordo com a Casa Civil da Presidência da República, do dia 5 de abril até o envio de ontem, 29, a Força-Tarefa já realizou 3.223 envios para 27 cidades do país. O processo de seleção dos voluntários é feito em parceria com o escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), entidade parceira do Exército nas atividades humanitárias nos abrigos.

Além de orientações sobre o processo, os imigrantes também passam por regularização documental e ações de imunização. As entidades fazem o acompanhamento até que o voluntário consiga se sustentar por conta própria.

A 19ª etapa do processo deve ser encerrada neste sábado, 1º de dezembro, com envio de mais 40 imigrantes para a cidade de São Sebastião (DF). A decolagem deve ocorrer às 8h.

ENVIOS POR CIDADES – Dos 3.223, 565 foram encaminhados para São Paulo (SP); 500 para Manaus (AM); 309 para Canoas (RS); 223 para Esteio (RS); 220 para Balneário Camboriú (SC); 164 Cuiabá (MT); 158 para Rio de Janeiro (RJ); 144 para Brasília (DF); 131 para Curitiba (PR); 120 para Igarassu (PE); 86 para Goioerê (RS); 86 para Porto Alegre (RS); 83 para João Pessoa; 80 para Cachoeirinha (RS); 71 para Palhoça (SC); 62 para Guarulhos (SP); 61 para Conde (PB); 60 para Caicó (RN); 52 para Chapada (RS); 25 para Alagoinhas (BA); 20 para Araçariguama (SP); 17 para Foz do Iguaçu; 7 para Chapecó (SC); 7 para Florianópolis; 6 para Ponta Porã; 5 para Salvador (BA); 4 para Londrina (PR) e 3 para Cacoal (RO).