Cotidiano

Mais da metade dos beneficiários recebiam indevidamente

Após auditoria realizada pela Controladoria Geral do Estado, foi detectado que mais de 50% dos beneficiários estavam fora do perfil do programa

Após auditoria realizada pela Controladoria Geral do Estado, foi constatado que mais da metade dos beneficiários cadastrados no programa Crédito Social estavam fora do perfil do programa.

O anunciou foi feito esta manhã em coletiva de imprensa, na sede do Ministério Público de Roraima (MPRR) pela a secretária da Setrabes, Emilia Campos, com a procuradora geral de Justiça, Elba Amarante. Na ocasião, também foi entregue o relatório final com as conclusões da auditoria.

Dentre as irregularidades, foram encontrados empresários ou proprietárias de veículos na lista dos cadastrados, pessoas que já faleceram e transferiram o pagamento do crédito a pessoas não dependentes e inconsistências de informações ou fichas incompletas.

Ainda dentre as irregularidades, foram detectadas pessoas com renda superior a ¼ do salário mínimo, critério exigido pelo programa, que continuaram recebendo o benefício, e aqueles que não sacam há até 20 meses e permanecem liberados no sistema, sendo que também é um dos critérios o cancelamento do benefício, caso passe mais de três meses sem efetuar o saque.

Outras situações pontuadas pela auditoria estão a existência de servidores públicos, que recebem o benefício irregularmente, e casos de erro de digitação, como de um beneficiário que possuía renda comprovada de R$ 677 e no sistema constava R$ 7.046, e só não foi bloqueado por ser portador de necessidades especiais, conforme o relatório.

Além disso, durante o processo de auditoria, foram localizadas documentações de beneficiários armazenadas irregularmente em sacos plásticos jogados no chão da sala de arquivos do Programa.

“O programa foi banalizado, por isso estamos corrigindo. Com esse intuito, já realizamos o recadastramento em busca da regularização do Crédito Social”, explicou a secretaria.

RETORNO DO PAGAMENTO

 “Na tarde desta quinta-feira teremos uma reunião com a Sefaz e amanhã anunciaremos o calendário do retorno do pagamento do crédito, inclusive do retroativo”, adiantou a secretária, Emília Campos.

Fonte: Secom