Cotidiano

Mais de 100 brigadistas contratados para a Força Tarefa começam a trabalhar

O contrato de trabalho dos brigadistas é de três meses ou enquanto durar o período de situação de emergência

Os 120 brigadistas contratados pelo Governo do Estado para trabalhar durante três meses na Força Tarefa contra a Estiagem foram recepcionados hoje (7) no Corpo de Bombeiros. Os candidatos aprovados receberam uniforme completo e equipamentos de combate a incêndios.

Os novos brigadistas foram contratados em caráter emergencial após a conclusão do curso de formação de combate a incêndios florestais, ministrado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil em Roraima e coordenado pela secretaria-executiva do órgão. O processo seletivo simplificado foi de responsabilidade do Corpo de Bombeiros.

Os aprovados passaram por etapas classificatórias e eliminatórias, como avaliações de inspeção de Saúde, testes de aptidão física e habilidades no uso de ferramentas agrícolas. O contrato de trabalho é de três meses ou enquanto durar o período de situação de emergência ou de estado de calamidade pública.

Segundo o Coronel Edivaldo Amaral, o edital prevê a contratação de 150 brigadistas. Neste primeiro momento, 120 atenderam a todos os requisitos exigidos, e os demais, ao entregarem todas as documentações serão convocados. “Este reforço é importantíssimo para o combate que estamos travando neste período de estiagem”, disse.

A remuneração mensal é de R$ 880 mais benefícios como auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar, seguro-acidente e auxílio-transporte (quando houver a necessidade). A jornada de trabalho será de 44 horas semanais em horários, turnos e escalas definidos pelo Corpo de Bombeiros.

Os brigadistas recém-contratados são moradores dos municípios de Amajari, Mucajaí, Iracema, Bonfim, Cantá, Normandia, Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá. Eles serão entregues nas bases de seus municípios e atuarão junto aos militares do Corpo de Bombeiros nas regiões designadas.

“Essa é uma oportunidade única na vida de poder contribuir com o meio ambiente e ajudar a minha comunidade a enfrentar esse período difícil”, afirmou o brigadista recém-empossado Francisco Tomaz, de Normandia.

Fonte: Secom