Cotidiano

Mais de 100 motoristas são multados

Ao mês, pelo menos 100 condutores são flagrados falando ou mandado mensagem pelo celular, enquanto dirigem

A violência no trânsito é motivo de preocupação para qualquer capital. Somente no ano passado, em Boa Vista, ocorreram mais de três mil acidentes, resultando em quase quatro mil vítimas, de acordo com dados da Smtran.

Parte das ocorrências aconteceram pelo uso de aparelho celular ao volante. Em 2014, dois mil motoristas foram multados por esta infração.

Neste ano, pelo menos todo mês, 100 condutores são flagrados falando ou mandado mensagem pelo celular enquanto dirigem.

Um estudo feito em 2014 pelo Departamento de Trânsito dos Estados Unidos mostrou que o uso de dispositivos móveis ao volante, como aparelhos celulares ou tablets, aumenta em até 400% o risco de acidente. Um grau mais alto que o risco de acidente causado por embriaguez ao volante.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Para o Trânsito, agente Edinalva Freitas, uma distração de dois segundos já é suficiente para que o condutor perca o controle do veículo e ocasione um acidente.

“Hoje, o uso de celular enquanto se dirige é compatível como o uso do álcool. Isso porque o celular diminui a atenção, os reflexos ficam mais lentos. No momento em que você usa, você perde o controle do que está fazendo e as consequências podem ser irreversíveis”.

LEI

O artigo 28 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que é imperativo que o condutor tenha, a todo momento, domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.

Já o artigo 252 proíbe expressamente que se utilize fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora (tocadores digitais de música) ou de telefone celular.

A infração é média, sujeita a multa, mas que não deixa de oferecer risco à vida.

Além de impossibilitar a direção segura, quando se utiliza aparelhos com uma das mãos se infringe outro dispositivo do artigo 252, que é o inciso 5º, onde se diz ser proibida dirigir “com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo”.

“Muita gente acha que pode utilizar fones de ouvido enquanto se dirige. Mas a legislação é bem clara. Usar fones de ouvido também interfere nos reflexos e tira a atenção de quem conduz o veículo. A orientação é essa. Se receber uma ligação ou precisar usar o aparelho, o condutor deve procurar estacionar em zona segura e utilizar o celular, sem causar risco à vida dele ou de outros”, finalizou a agente Edinalva Freitas.

Fonte: Semuc