Na manhã desta segunda-feira (23), 102 policiais penais, da segunda turma do concurso ocorrido em dezembro de 2020, foram empossados. Com a nova turma formada, o estado totaliza 546 policiais penais formados neste certame.
“Hoje é um dia de realização não só por mim, foi uma luta muito grande. No começo, ninguém acreditava na segunda turma. Então nós fomos lá, lutamos, batalhamos e hoje somos realidade. Hoje uma parte está tomando posse aqui, mas logo os demais colegas também estarão tomando posse.” disse Gislayne de Deus, 32 anos, empossada hoje.
A preparação de Gislayne começou em 2019. “Desde 2019 eu comecei a estudar, aí veio a pandemia, e adiou as provas. Mas em 2020 fizemos as provas e a luta começou a partir daí. Que fizemos as etapas ainda na época da pandemia do covid, então foi muito desafiador e chegar hoje aqui na porta depois de toda essa batalha batalhas também pra conseguir o curso de formação”, contou.
Francisco Genilton também foi empossado nesta manhã e compartilhou a sensação de estar cumprindo esse objetivo. “A expectativa era muito grande. Foram dias correndo atrás, e graças a Deus a gente conseguiu fazer a nossa formação. Desde muito cedo que eu estudo. Fiz outras provas, não consegui. Mas não baixei a cabeça, continuei estudando. Foram muitos dias lutando. Correndo atrás e graças a Deus deu tudo certo”, compartilhou.
O secretário titular da Sejuc (Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania), André Fernandes, falou sobre a importância do reforço com os novos profissionais empossados. “É uma contribuição com a segurança e principalmente com a ressocialização interna que nós temos dentro do sistema prisional. É uma das maiores funções do sistema prisional é a residencialização, é a entrega dessas pessoas depois que cumprirem suas penas de volta à sociedade então a entrada deles vai contribuir com o aumento dessa nossa produtividade e principalmente a garantia que esse trabalho seja feito com segurança”, afirmou.