De janeiro até julho deste ano, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon) realizou 131 cirurgias oncológicas no Hospital Geral de Roraima (HGR), número maior que as cirurgias feitas em todo o ano de 2019, um total de 128.
De acordo com o coordenador da Unacon, Anderson Benetta, com a implantação de um mutirão de cirurgias oncológicas em outubro do ano passado, a unidade zerou a fila de espera dos pacientes.
“Sempre existiu uma demanda grande de cirurgias oncológicas e a fila de pacientes esperando pele procedimento, então com esse mutirão permanente é que a gente conseguiu atingir esse marco que é a inexistência de fila de pacientes com câncer a espera de cirurgias”, disse.
Ainda de acordo com Benetta, as cirurgias estão sendo agendadas com intervalo de uma semana.
“Esse mutirão permite que toda semana a gente consiga realizar cirurgias. Quando iniciamos o mutirão tinha em torno de 100 pessoas aguardando por procedimento aqui na unidade, então hoje os pacientes que chegam e que estão com os exames prontos, a cirurgia é imediatamente agendada para a semana seguinte”, explicou.