As atividades da Operação Tiradentes, iniciaram às 7 horas da manhã de ontem, quarta-feira (24), e terminaram hoje as 7h da manhã. Todos as diretorias e setores do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar participaram, direta ou indiretamente das ações desenvolvidas.
DPST
A Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos (DPST) realizou 151 vistorias. As vistorias foram realizadas nas edificações comerciais da Avenida Ataide Teive, no trecho compreendido entre as avenidas Nossa Senhora de Nazaré e São Sebastião. Também foi realizada a vistorias nas estruturas montadas para o evento realizado na praça Fábio Marques Paracat. Os vistoriantes verificaram os sistemas preventivos contra incêndios das edificações, tais como extintores, saídas de emergências, etc.
Dos 151 estabelecimentos vistoriados, 105 foram notificados e apenas 20 estavam em situação regular. Os demais encontravam-se fechados e as equipes do CBMRR deixaram o Termo de Aviso de Visita informando os proprietários que o CBMRR esteve no local. Segundo a previsão da DPST, o público atingido foi de, aproximadamente, 13000 pessoas, incluindo o público flutuante do centro comercial da Avenida Ataide Teive e o público presente no show.
DEIP
A Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) do CBMRR realizou um grande ciclo de palestras em empresas privadas, escolas públicas e empresas. Ao todo, a DEIP realizou 14 palestras educativas abordando variados temas, como prevenção de acidentes no âmbito escolar, prevenção de incêndios, primeiros socorros, etc. As palestras foram realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite e totalizaram 1875 pessoas alcançadas pelas ações educativas de prevenção.
COMANDO OPERACIONAL
O Comando Operacional da Capital e do Interior (COCI) do CBMRR atuou com o serviço operacional diário na capital e nos interiores. Em Boa Vista, as guarnições atenderam 19 ocorrências. Destas, 04 foram ocorrências envolvendo emergências pré-hospitalares, 06 foram ocorrências atendidas pela guarnição de salvamento e 09 pelas guarnições de combate a incêndio urbano e florestal. As Companhias do Interior atenderam 5 ocorrências, sendo 2 de salvamento, 3 de incêndios.
CEPDC
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) atuou nos municípios do Cantá, Amajarí e Uiramutã. No Cantá, a CEPDC realizou uma vistoria em um área queimado que apresentava indícios de ter sido criminoso. No Uiramutã, a Defesa Civil Estadual atuou, em apoio a Prefeitura e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, no levantamento dos danos provocados pelo tempo nas pontes que fazem as interligações das comunidades do município. Já no município do Amajarí, a guarnição da CEPDC combateu pequenos incêndios florestais.
BOMBEIRO: AMIGO DO PEITO
O Projeto Bombeiro Amigo do Peito, realizado em parceria com o Banco de Leite da Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, atendeu a 7 doadores. As doadoras são cadastradas voluntariamente e, em dias específicos, as equipes do CBMRR buscam frascos de leite para que sejam destinados, pelo Banco de Leite, para as mães e filhos que apresentam algum problema na amamentação.
RESULTADO GERAL
Com o término da Operação Tiradentes 2019, o CBMRR empregou 120 militares, 23 viaturas e 1 embarcação. Ao todo, foram atendidas 24 ocorrências, 153 vistorias e 21 ações sociais realizadas. O público atendido pelas ações do CBMRR e pela CEPDC foi de 14.975 pessoas.
O Coronel Gewrly Batista, Coordenador Estadual do CBMRR na Operação Tiradentes 2019, os números expressam o real serviço prestado pelo CBMRR para a sociedade roraimense. “Um dos principais objetivos da Operação Tiradentes é mostrar, através de números, o alcance das ações das corporações militares estaduais. Concluímos a operação deste ano com bons números e vamos buscar aperfeiçoar ainda mais nossas ações no atendimento dos roraimenses”, disse o Coronel.