Neste domingo (2) foram realizadas as provas do Vestibular 2021 da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Participariam do processo 7.139 candidatos. Mas, conforme informações da coordenação da CPV/UFRR (Comisão Permanente do Vestibular), 2.555 candidatos faltaram as provas.
“Entre esses faltosos, pode ser que tenha candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas não temos o controle porque quem fez a inscrição foi o Inpe (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Mec (Ministério da Educação). Ou seja, nem todos que passaram no Enem fizeram a inscrição no vestibular”, esclareceu a CPV.
“Outros que não compareceram às provas não residem em Roraima e por algum motivo não puderam vir. Ou seja, 35,79% não fizeram as provas e a média de faltosos em tempo normal é de 22%”, complementou a CPV.
As provas do vestibular começaram às 8h deste domingo. Os três cursos mais disputados neste ano foram Medicina (34,3 alunos por vaga), Direito (20,6) e Enfermagem (17,1). E os três menos concorridos são o bacharelado em Geografia, o curso de Geologia e o de Letras/português-francês, com a concorrência de 0,6 por vaga.
As aulas do semestre 2021.1 para os aprovados estão previstas para iniciar entre julho e agosto deste ano, conforme o calendário acadêmico que está sendo preparado e ainda será votado nos conselhos superiores da UFRR.
Além da UFRR, provas ocorreram em mais 24 locais de Boa Vista, entre escolas, faculdades e o Instituto Federal de Roraima (IFRR). Ao todo, foram 400 salas para a aplicação do seletivo.