Cotidiano

Mais de 200 crianças terão merenda reforçada

Os sachês com micronutrientes em pó só podem ser oferecidos às crianças se autorizados pelos pais

Após a adesão ao NutriSUS, componente federal que atribui vitaminas na refeição diária das crianças, cerca de 30 profissionais de Educação e Saúde do município de Caracaraí discutiram como ocorrerá a implantação da estratégia alimentar infantil, durante o treinamento ofertado pelo Governo do Estado, no último dia 29.  Aproximadamente 228 crianças matriculadas na creche do município, agora terão reforço na merenda escolar, com o complemento alimentar em pó. A iniciativa é potencializar o pleno desenvolvimento infantil.
O Município de Caracaraí, o primeiro a solicitar a ampliação do treinamento, sai com novas metas. “Foi um momento de resolução de dúvidas e de planejar a melhor forma de inserir a vitamina na alimentação das crianças”, comentou o nutricionista da Sesau, Derek Matos.
O NutriSUS prevê o atendimento de todas as crianças com idade entre seis e 48 meses, que estão matriculadas em creches participantes do Programa Saúde na Escola. 
O complemento é feito à base de 15 vitaminas, como a A, D, E, C, B1, B2, B6 E B12, Niacina, Ácido Fólico e Zinco, que auxiliam na prevenção de doenças como anemia e deficiência de ferro.