Mais de 2,4 mil pessoas ainda não sacaram o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) do ano-base 2015 em Roraima, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O prazo para sacar o benefício em uma agência bancária encerra no próximo dia 30 de junho. No Estado, 34 mil trabalhadores possuem direito ao abono, das quais 31,6 mil retiraram o benefício até o início deste mês.
O valor do abono vai depender de quanto tempo a pessoa trabalhou com carteira assinada no ano-base. Se ela trabalhou durante os 12 meses, vai receber o valor total do benefício, que é de um salário mínimo (R$ 937). Se trabalhou por apenas um mês, vai receber o equivalente a 1/12 do salário (R$ 78) e assim sucessivamente.
Segundo o gerente regional da Caixa em Roraima, Clemilson Carvalho, o prazo para o saque do benefício não deve ser prorrogado. “É importante que as pessoas não deixem para a última hora e nem percam esse prazo, porque não há garantias de que será estendido”, disse.
Conforme Carvalho, depois de encerrado o período de saques, o dinheiro do abono salarial voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). “Quem perder o prazo perde o direito de saque, porque esse dinheiro será recomposto para as cotas do PIS. O trabalhador só poderá sacar quando se aposentar ou em casos de doenças graves”, explicou.
Tem direito ao Abono Salarial ano-base 2015 quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2015 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e tenha tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
SAQUE – Para sacar o Abono do PIS, o trabalhador que tem Cartão Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-0207 da Caixa.
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729-0001 do Banco do Brasil. (L.G.C)