As pessoas que ainda não concluíram os estudos na Educação Básica podem contar com a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na rede estadual, o período de matrículas novas para essa modalidade de ensino será do dia 11 a 15 de julho. Estão sendo ofertadas 2.556 vagas para o segundo semestre do ano letivo de 2022, todas para a Capital.
Os estudantes que já estão cursando alguma das etapas da EJA nesse primeiro semestre terão a rematrícula automática. Os interessados em retomar os estudos precisam ter idade mínima de 15 anos completos para ingressar no Ensino Fundamental (segundo seguimento) e 18 anos completos para o Ensino Médio (terceiro seguimento).
Para efetuar a matrícula, o interessado pode ir direto na secretaria da escola pretendida e apresentar a cópia e original do documento de identificação (RG, Certidão de Nascimento ou casamento); 2 fotos 3×4 recentes; comprovante de residência e cartão de vacina atualizado contra a Covid-19 (não obrigatório). No momento da matrícula, menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
A EJA é destinada às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria e está prevista na Lei N° 9394/96 (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Ao concluir os estudos por meio da EJA a pessoa está apta a dar continuidade em sua vida acadêmica.
Na capital, 17 escolas oferecem a modalidade e destas, 10 oferecem apenas o Ensino Médio, sete oferecem o Ensino Fundamental e outras quatro instituições, oferecem as duas etapas. Confira as escolas da rede estadual de ensino que ofertam a EJA na capital: