Cotidiano

Mais de 400 estabelecimentos foram notificados pela fiscalização

Nesse último final de semana, a equipe de fiscalização da Prefeitura inspecionou 28 estabelecimentos da Capital.

Para conter o avanço do número de casos confirmados na segunda onda de contaminação do Covid-19, a Prefeitura Municipal de Boa Vista tem anunciado decretos desde o mês de janeiro deste ano.

Diante dessa situação, as equipes de fiscalização tem feito vistorias nos estabelecimentos comerciais e locais que estejam havendo aglomerações ou desrespeito as normas do decreto.

Desde o início de janeiro, mais de 400 estabelecimentos comerciais já foram notificados por estarem desrespeitando as normas de segurança sanitária impostas no decreto.

E nesse último final de semana, nos dias 27 e 28, foram inspecionados 28 estabelecimentos, resultando em três autuações e três dispersões de eventos com aglomerações, além de 24 estabelecimentos que receberam orientações.

Segundo o chefe do departamento de Vigilância Sanitária, Fernando Matos, a maior incidência no descumprimento do horário de funcionamento de bares e restaurantes, tem sido por esses estabelecimentos ultrapassarem a hora prevista para o funcionamento. 

Apesar disso, ele explica que o número de infrações têm apresentado quedas, o que reflete a conscientização da população.

“Nós observamos que apesar de ainda termos encontrado estabelecimentos e pessoas descumprindo o decreto, foi um fim de semana tranquilo, se comparado a outros dias. O número de autuações reduziu, o que significa que os empresários e pessoas estão se conscientizando do momento delicado que estamos vivendo. Com as medidas surtindo efeito e a população consciente, logo mais flexibilizações serão possíveis”, enfatizou.

A Prefeitura ainda disse que a operação é conjunta e conta com fiscais da Vigilância Sanitária, além das secretarias municipais de Economia, Planejamento e Finanças, Serviços Públicos e Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.