No dia 11 de setembro será realizada na Embaixada do Japão no Brasil, a cerimônia de assinatura de doação de mais de 42 mil dólares à Organização Cristã Visão Mundial Brasil para a execução do Projeto de Aquisição de Equipamentos Assistenciais para os Refugiados Venezuelanos em Boa Vista.
A doação será feita por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários (APC) e de Segurança Humana do governo do Japão, sendo o ato representado pelo embaixador Akira Yamada e a Diretora da entidade, Raíssa Rossiter.
A Visão Mundial vem atuando na crise migratória apoiando os imigrantes em atividades que contribuam para a nova vida no Brasil, como auxílio nas solicitações de residência temporária e refúgios, registros de documentações, orientações relacionadas ao trabalho e atividades socioeducativas para as crianças imigrantes.
No entanto, o número de imigrantes que recorrem ao Brasil vem aumentando a cada dia e com isso a expansão destes apoios e atividades estão se tornando cada vez mais necessários de modo que consigam atender um maior número de pessoas.
Segundo dados da Operação Acolhida, quase 7 mil imigrantes passaram pela fronteira no último ano, em uma média de 500 a 700 por mês.
Neste sentido, a Embaixada do Japão fará uma doação para aquisição de um micro-ônibus para locomoção dos imigrantes e transporte de materiais além de móveis e equipamentos que irão auxiliar nestas atividades.
O APC é um programa cujos recursos provêm dos impostos do contribuinte japonês e teve o início no Brasil em 1999. O programa vem auxiliando nas áreas que priorizam benefícios diretos às comunidades locais, tais como assistência médica, educação, assistência social oferecendo recursos para construções, reformas, aquisições de materiais, equipamentos, automóveis entre outros.