Roraima recebeu a doação de mais de 45 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) do programa humanitário do Fundo de Populações das Nações Unidas nesta terça-feira, 01. Entre os itens doados estão luvas cirúrgicas, máscaras cirúrgicas e de uso comum, macacões, além de protetor facial.
A doação foi acompanhada pelo governador Antonio Denarium (sem partido) e tem o intuito de fortalecer as unidades de saúde do Estado, principalmente as que prestam serviços de atendimento à mulher, a gestante e aos imigrantes. O representante das Nações Unidas, Caio Oliveira, complementa que os equipamentos vão auxiliar tanto os pacientes quanto os servidores da saúde.
“São equipamentos que vão assegurar o atendimento seguro dos profissionais de saúde e também das usuárias dos serviços de saúde, sobretudo, das mulheres gestantes e mulheres que vão buscar o serviço para cuidar da saúde. O objetivo é contribuir para o bom atendimento de toda a população, além da proteção da mesma e dos profissionais de saúde”, complementou.
O secretário adjunto de Saúde, Alexandre Salomão, explica que os itens chegaram em boa hora e serão de grande valia para o trabalho dos profissionais de saúde das unidades hospitalares.
“O Estado de Roraima fica muito feliz com essa doação. Nós estamos enfrentando no momento atual, uma situação nunca vivida antes que é escassez e dificuldade de aquisição de vários itens essenciais para o enfrentamento dessa pandemia. É com grande satisfação que recebemos essa doação, e com certeza será muito bem utilizada”, esclareceu Salomão.