Cotidiano

Mais de 5 mil mulheres fizeram exame

Encerramento do Outubro Rosa serviu para comemorar bons resultados e reforçar alerta para que mulheres cuidem de sua saúde

Centenas de mulheres compareceram, no final da tarde de ontem, à praça Fábio Paracat, no complexo Ayton Senna, no Centro, para comemorar os resultados positivos da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama. Com camisetas e balões rosas, o público feminino se posicionou em forma de laço no meio da praça.

A presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC-RR), a médica Magnólia Rocha, falou mais uma vez da importância do autoexame e novamente alertou as mulheres para que examinem suas mamas, procurem os postos de saúde e façam o diagnóstico.

Durante todo o mês de outubro, em Roraima, a Liga e os vários parceiros facilitaram o acesso para mulheres que nunca tiveram a oportunidade de serem examinadas, principalmente na faixa etária de risco. A deputada estadual Lenir Rodrigues (PPS), coordenadora do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), também estava na praça festejando a culminância dos trabalhos.

De março até esta semana, conforme a coordenadora, mais de cinco mil mulheres foram atendidas na Capital e interior do Estado. “Visitamos as comunidades mais longínquas de Roraima e levamos aparelho de ultrassonografia de mama. Também ministramos palestras sobre vários temas relacionados às mulheres. O trabalho foi muito educativo”, frisou.

A coordenadora avisou que ontem foi apenas a culminância dos trabalhos, que vão continuar. “E já estamos pensando no Novembro Azul, ao público masculino”, adiantou.

A campanha Outubro Rosa começou em todo o País no dia 1º passado, com a proposta de incentivar as mulheres a fazerem o diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Roraima, o Departamento de Políticas Oncológicas do Estado, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), também faz um alerta para a prevenção da doença.

Estatísticas do Laboratório de Patologia do Estado de Roraima (Laper) apontaram 14 casos de câncer de mama nos sete primeiros meses de 2014, no Estado. A prevenção ainda é o modo mais seguro de combater a doença. (AJ)