Para alcançar as pessoas que fazem parte do grupo prioritário de imunização contra a gripe, a Prefeitura de Boa Vista intensificou as ações da Campanha de Vacinação nesse sábado, 9, em 16 unidades básicas de saúde, que ficaram abertas das 8h às 17h. Neste Dia “D” da Campanha, foram vacinadas 5.148 pessoas.
Em Boa Vista, quase 54 mil pessoas fazem parte do público-alvo e a meta é vacinar 80% dessa quantidade, que corresponde a cerca de 43 mil pessoas. A campanha começou no dia 4 deste mês e segue até o próximo dia 22.
Fazem parte do grupo vulnerável: as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, reeducandos e funcionários do sistema prisional.
A aposentada Delvita Alves Costa, 84 anos, fez questão de ir ao posto de saúde Olenka, localizado no bairro Caimbé, para se imunizar. “Temos que cuidar da saúde em qualquer idade, mas quando a velhice chega, a atenção deve ser redobrada. Por isso, não perco nenhuma oportunidade de me consultar e imunizar. Tenho diabetes e osteoporose e sei que essa vacina vai me ajudar a ficar protegida contra o vírus da gripe”, informou dona Delvita.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Jucá, os estudos demonstram que a vacina pode reduzir em aproximadamente 75% o número de mortalidade, sendo a medida mais efetiva para a prevenção contra a influenza grave.
Ana Clara tem três anos e essa é a terceira vez que ela toma a dose da vacina. A mãe, Ângela Maria Carvalho, 25 anos, disse que sempre fica de olho nos informativos para saber quando é hora de imunizar a filha. “Tenho o cuidado de deixar o cartão da minha filha em dia, pois com a saúde não se brinca. Por isso, fico sempre atenta às ações de vacinação”, frisou.
Quem não compareceu ao Dia D, tem até o dia 22 deste mês para ir a qualquer unidade básica de saúde para se imunizar. Os postos de saúde funcionam das 8h às 12h e das 14h às 18h. A coordenadora municipal de Imunização, Josianne Maia, faz um apelo aos pais. “Pedimos que essa população que foi contemplada não perca a oportunidade de se vacinar. A atenção deve ser principalmente dos pais, pois as crianças dependem deles para serem imunizadas. Ainda mais agora que o inverno vai começar e neste período as doenças respiratórias tendem a aumentar. Pedimos a atenção de todos”, disse.
A transmissão da gripe ocorre ao falar, tossir ou pelas mãos após contato com superfícies recém-contaminadas. A vacina evita complicações maiores causadas pelo vírus da influenza, o alto índice de internações hospitalares e, ainda, a morte.
Cotidiano
Mais de 5 mil pessoas se vacinaram contra a gripe no Dia D, em Boa Vista
Quem faz parte do público-alvo da campanha e ainda não se vacinou, tem até o dia 22 de maio para comparecer a um posto de saúde