Cotidiano

Mais de 500 produtores rurais foram treinados para prevenção e combate à incêndio

A previsão para 2016 é expandir o treinamento para os cinco municípios restantes: Boa Vista, Alto Alegre, Rorainópolis, Uiramutã, Pacaraima e Caracaraí

Dotar os moradores de cada região – identificada como de médio a elevado risco de incêndios – com conhecimento suficiente para identificar os riscos de um incêndio florestal e realizar o combate inicial até a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros. Foi com essa meta que a Defesa Civil realizou durante o ano de 2015 a capacitação de um total de 520 pequenos produtores rurais de Roraima.

Foram capacitados moradores de vilas e vicinais em técnicas de prevenção e combate a incêndio florestal em nove municípios. O treinamento de 40 horas foi realizado principalmente com aulas práticas. As turmas passam por instruções de Queima Controlada em Pastagem, Operação e Manutenção com Motosserra, Manutenção e Manuseio de Ferramentas, Marcha com equipamento, Queima Controlada em área de floresta, Práticas de deslocamento, Construção de Aceiros e Atendimento pré-hospitalar.

A previsão para 2016 é expandir o treinamento para os cinco municípios restantes: Boa Vista, Alto Alegre, Rorainópolis, Uiramutã, Pacaraima e Caracaraí. Segundo o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, a meta é capacitar mais 300 pequenos produtores até o final do ano que vem.

Segundo ele, o incremento deste pessoal treinado aumentou em mais de 100% o efetivo total do Corpo de Bombeiros para este tipo de atividade. “Desde o início do ano trabalhamos na formação dessas pessoas para que possamos atuar principalmente na prevenção aos incêndios florestais em Roraima. No próximo ano queremos capacitar mais pessoas para que cada município tenha sua brigada e equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades de combate a incêndio florestal”, destacou.

MAIS AÇÕES
Além da capacitação, a Defesa Civil Estadual realizou diversas ações de apoio aos moradores do interior do Estado. Foram escavados 2800 bebedouros para animais, atendidas 782 ocorrências de prevenção e combate a incêndios florestais e foram distribuídos 950 mil litros de água para 600 famílias.