Mais de 55.178 Trabalhadores em Roraima tem até o dia 28 de junho para sacar o abono salarial, benefício disponibilizado pelo Governo Federal que corresponde ao décimo quarto salário pago a quem trabalhou por pelo menos 30 dias em 2017, com renumeração média mensal de até dois salários mínimos. Ao total já foram pagos desde julho de 2018 até 8 de maio desse ano, 640,26 milhões à 815.340 pessoas no estado.
O valor a ser pago é de até um salário mínimo e pode variar conforme tempo que foi trabalhado formalmente. Se a pessoa trabalhou o ano inteiro, por exemplo, ela receberá um salário mínimo, caso tenha trabalhado apenas um mês, receberá 1/12 do mínimo que equivale R$ 84.
Quem tem direito – Para ter direito ao abono salarial correspondente ao calendário 2018/2019, o trabalhador também deve estar inscrito há pelo menos cinco anos no PIS (Programa de Integração Social) além de que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais, ano base de 2017.
Onde é feito o saque – O saque do dinheiro pode ser feito em caixas eletrônicos das agências Caixa ou em lotéricas, com apresentação do cartão cidadão. As datas para o saque do abono salarial são liberadas conforme data de nascimento para trabalhadores de empresas privadas e para servidores públicos através do número de inscrição no Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
É importante não perder o último prazo para o saque do abono salarial. O dinheiro não sacado vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e o trabalhador ficará sem o pagamento. Para saber se a pessoa se encaixa no perfil para recebimento é possível consultar por meio do site caixa.gov.br/pis clicando na opção pagamento, ou acessando o aplicativo Caixa Trabalhador, por meio de qualquer dispositivo móvel.