Cerca de 61,6 toneladas de mantimentos e medicamentos já foram entregues às comunidades indígenas Yanomami pelas Forças Armadas. Os dados foram atualizados na última segunda-feira (30) pelo Ministério da Defesa.
Como forma de reversão à crise humanitária vivida pelos indígenas Yanomami em Roraima, as Forças Armadas têm atuado de diversas formas. O hospital de campanha, instalado pela Força Aérea Brasileira (FAB), realizou nesse período cerca de 250 atendimentos. O hospital conta com uma equipe multidisciplinar de militares médicos, além de leitos de internação e realização de exames laboratoriais.
Uma estrutura para o controle do fluxo de aeronaves também foi instalada na região. O Controle por Aproximação visa aumentar a segurança das operações, que conta com aeronaves da Força Aérea e do Exército Brasileiro. Até o momento, a operação já voou mais de 265 horas em apoio às comunidades indígenas e realizou 37 evacuações aeromédicas.
Novas medidas para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal em Roraima também já foram editadas para aplicação no território.